Os sintomas silenciosos do transtorno do estresse pós-traumático
Nossa abordagem detalhada fornece informações valiosas sobre este problema de saúde mental
O Transtorno do Estresse Pós-Traumático, também conhecido como TEPT, é uma patologia mental com origem na ansiedade que pode surgir após vivências traumáticas.
As memórias desses eventos podem ser continuamente revividas pelo paciente, manifestando-se física, psíquica e emocionalmente, como se ainda estivessem acontecendo.
Este transtorno pode afetar qualquer pessoa submetida a situações extremas de medo, impotência ou horror.
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Sabia que existem tipos diferentes de depressão? Conheça os sintomas e tratamentos mais comuns
- Como identificar sinais de hipocondria?
- Estudo revela o que está envolvido na manifestação do autismo em crianças
Experiências como violência urbana, sexual, acidentes, desastres naturais, agressões físicas, ameaças de morte, ver entes queridos ou pessoas próximas seriamente feridos ou mortos e vivências em períodos de guerra exemplificam situações que têm o potencial de desencadear o TEPT.
Quais são os sintomas do Transtorno do Estresse Pós-Traumático?
Os sintomas do Transtorno do Estresse Pós-Traumático são variáveis, podendo surgir em qualquer idade e levar um longo período de tempo para se manifestarem.
Eles são divididos em categorias: intrusão, esquiva, alterações negativas da cognição e do humor e alterações da excitação e da reatividade.
Sintomas de intrusão incluem:
- Memórias recorrentes, involuntárias, intrusivas e perturbadoras;
- Sonhos perturbadores recorrentes sobre o evento;
- Sensação de revivência do evento;
- Distress psicológico ou fisiológico intenso ao lembrar do evento.
Os sintomas de esquiva envolvem:
- Evitar pensamentos, sentimentos ou memórias associados ao evento;
- Evitar atividades, locais, conversas ou pessoas que desencadeiem memórias do evento.
Como são os sintomas relacionados à cognição e humor?
Já as alterações cognitivas e de humor implicam em perda de memória para partes significativas do evento (amnésia dissociativa), visão distorcida e negativa sobre si mesmo, outros ou o mundo, culpa excessiva sobre o trauma, estado emocional negativo persistente, diminuição do interesse em atividades significativas, sensação de distanciamento ou estranhamento em relação a outras pessoas e incapacidade de experimentar emoções positivas.
O que são sintomas de reatividade e excitação alteradas?
Por fim, os sintomas de reatividade e excitação alterada englobam dificuldade para dormir, irritabilidade excessiva, comportamento imprudente ou autodestrutivo, problemas de concentração, hipervigilância e maior resposta ao susto.
Qual é o tratamento para o TEPT?
Os tratamentos para o Transtorno do Estresse Pós-Traumático incluem a psicoterapia e medicamentos prescritos por profissionais de saúde mental.
A terapia de exposição é uma das técnicas mais usadas na psicoterapia, onde a pessoa é exposta às situações evitadas para conseguir processar o trauma.
Como é feito o diagnóstico do TEPT?
O diagnóstico é clínico e deve seguir os critérios estabelecidos pelo DSM-IV (Manual de Diagnóstico dos Distúrbios Mentais) e o CID-10 (Classificação Internacional das Doenças).
Primeiramente, é identificado o evento que desencadeou o transtorno, seguido pela análise dos sintomas relacionados ao TEPT.