Os sintomas silenciosos do transtorno do estresse pós-traumático
Nossa abordagem detalhada fornece informações valiosas sobre este problema de saúde mental
O Transtorno do Estresse Pós-Traumático, também conhecido como TEPT, é uma patologia mental com origem na ansiedade que pode surgir após vivências traumáticas.
As memórias desses eventos podem ser continuamente revividas pelo paciente, manifestando-se física, psíquica e emocionalmente, como se ainda estivessem acontecendo.
Este transtorno pode afetar qualquer pessoa submetida a situações extremas de medo, impotência ou horror.
- Como a atividade física ajuda idosos a lidar com a sarcopenia
- ITB abre inscrições para cursos gratuitos em artes cênicas
- Tudo o que você precisa saber para ir ao Festival de Parintins
- Você pode estar esgotado, ansioso ou esquecendo as coisas – e o motivo pode ser uma única vitamina
Experiências como violência urbana, sexual, acidentes, desastres naturais, agressões físicas, ameaças de morte, ver entes queridos ou pessoas próximas seriamente feridos ou mortos e vivências em períodos de guerra exemplificam situações que têm o potencial de desencadear o TEPT.

Quais são os sintomas do Transtorno do Estresse Pós-Traumático?
Os sintomas do Transtorno do Estresse Pós-Traumático são variáveis, podendo surgir em qualquer idade e levar um longo período de tempo para se manifestarem.
Eles são divididos em categorias: intrusão, esquiva, alterações negativas da cognição e do humor e alterações da excitação e da reatividade.
Sintomas de intrusão incluem:
- Memórias recorrentes, involuntárias, intrusivas e perturbadoras;
- Sonhos perturbadores recorrentes sobre o evento;
- Sensação de revivência do evento;
- Distress psicológico ou fisiológico intenso ao lembrar do evento.
Os sintomas de esquiva envolvem:
- Evitar pensamentos, sentimentos ou memórias associados ao evento;
- Evitar atividades, locais, conversas ou pessoas que desencadeiem memórias do evento.
Como são os sintomas relacionados à cognição e humor?
Já as alterações cognitivas e de humor implicam em perda de memória para partes significativas do evento (amnésia dissociativa), visão distorcida e negativa sobre si mesmo, outros ou o mundo, culpa excessiva sobre o trauma, estado emocional negativo persistente, diminuição do interesse em atividades significativas, sensação de distanciamento ou estranhamento em relação a outras pessoas e incapacidade de experimentar emoções positivas.
O que são sintomas de reatividade e excitação alteradas?
Por fim, os sintomas de reatividade e excitação alterada englobam dificuldade para dormir, irritabilidade excessiva, comportamento imprudente ou autodestrutivo, problemas de concentração, hipervigilância e maior resposta ao susto.
Qual é o tratamento para o TEPT?
Os tratamentos para o Transtorno do Estresse Pós-Traumático incluem a psicoterapia e medicamentos prescritos por profissionais de saúde mental.
A terapia de exposição é uma das técnicas mais usadas na psicoterapia, onde a pessoa é exposta às situações evitadas para conseguir processar o trauma.
Como é feito o diagnóstico do TEPT?
O diagnóstico é clínico e deve seguir os critérios estabelecidos pelo DSM-IV (Manual de Diagnóstico dos Distúrbios Mentais) e o CID-10 (Classificação Internacional das Doenças).
Primeiramente, é identificado o evento que desencadeou o transtorno, seguido pela análise dos sintomas relacionados ao TEPT.