Os tipos de chá que reduzem o risco de diabetes
Saiba a quantidade mínima para consumo diário, segundo estudo
Uma revisão sistemática e meta-análise de 19 estudos envolvendo mais de 1 milhão de adultos de oito países descobriu que o consumo moderado de chá está associado a um menor risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Mas não é qualquer tipo de chá. O estudo se concentrou em avaliar os chás preto, verde e Oolong.
O chá Oolong é um chá tradicional chinês feito da mesma planta usada para fazer chá verde e preto. A diferença é como o chá é processado. O chá verde não pode oxidar muito, o chá preto pode oxidar até ficar preto e o chá oolong é parcialmente oxidado.
- 3 lugares baratos para viajar no Brasil e aproveitar muito o verão
- Gol faz promoção relâmpago de passagens a partir de R$ 171,52
- As 100 melhores cidades para comer no mundo; tem brasileira na lista
- 7 frutas para espantar o risco de depressão, segundo a ciência
Os pesquisadores sugeriram que beber pelo menos quatro xícaras de chá por dia está associado a um risco 17% menor da doença em um período médio de 10 anos.
Detalhes do estudo
Primeiro, os pesquisadores estudaram 5.199 adultos (2.583 homens, 2.616 mulheres) sem histórico de diabetes e com idade média de 42 anos. O período de estudo foi de 1997 até 2009.
No início, os participantes preencheram um questionário de frequência de alimentos e bebidas e forneceram informações sobre fatores de estilo de vida, como exercícios regulares, tabagismo e consumo de álcool. No geral, 2.379 (46%) participantes relataram beber chá e, ao final do estudo, 522 (10%) participantes desenvolveram diabetes.
Na próxima etapa do estudo, os pesquisadores fizeram uma revisão sistemática de todos os estudos de que investigaram o consumo de chá e o risco de diabetes. No geral, foram 19 estudos envolvendo 1.076.311 participantes de oito países na meta-análise.
Eles exploraram o impacto potencial de diferentes tipos de chá (chá verde, chá oolong e chá preto), frequência de consumo de chá (menos de 1 xícara/dia, 1-3 xícaras/dia e 4 ou mais xícaras/dia) e sexo (masculino e feminino).
Quando comparados com adultos que não bebiam chá, aqueles que bebiam 1-3 xícaras por dia reduziram o risco de diabetes em 4%. Enquanto isso, aqueles que consumiam pelo menos 4 xícaras todos os dias reduziram o risco em 17%.