Os tipos mais comuns de dor de cabeça e suas sensações
Cada tipo de dor de cabeça pode exigir um tratamento específico, e é importante consultar um médico para avaliar corretamente a causa
A dor de cabeça é uma ocorrência comum para muitas pessoas, especialmente depois de um dia cansativo de trabalho ou de uma noite cheia de bebida.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS), 90% da população já teve, tem ou vai ter dor de cabeça.
Mas talvez você não saiba que as dores de cabeça apresentam diferentes formas, são causadas por uma série de problemas e podem ser tratadas de diferentes maneiras.
- A verdade sobre a vitamina C: entenda quando e como o excesso faz mal ao corpo
- Trem turístico vai ligar Rio de Janeiro e Minas Gerais
- Tottenham x Liverpool: Aposte na odd 5.00 para Salah marcar primeiro
- Você sabia que estes temperos podem reduzir o risco de Alzheimer e melhorar a sua memória?
Alguns tipos de dores de cabeça exigem simplesmente relaxamento, evite olhar para a tela ou tomar certos medicamentos, mas em alguns casos é necessário consultar um médico.
Conheça alguns tipos de dores de cabeça
Cefaleia tensional
As cefaleias tensionais são o tipo mais comum de cefaleia, principalmente entre adultos e adolescentes. Elas ocorrem quando os músculos do couro cabeludo ficam tensos – e podem causar dor leve a moderada.
Embora não haja uma causa específica, os possíveis gatilhos podem ser cafeína, estresse e problemas de sono.
Às vezes, desaparecem sozinhas, mas caso contrário, o tratamento recomendado é repouso e relaxamento. Se persistirem, você pode considerar tomar analgésicos.
Dor de cabeça induzida pela visão
Este tipo de dor de cabeça pode surgir quando os olhos estão sobrecarregados – o que pode ser devido ao uso de um computador ou ao uso de óculos/lentes de contato com uma prescrição nova ou errada.
Para livrar-se dela, você deve considerar reduzir o tempo de tela, mas se acredita que seus olhos podem ser o problema, você também deve fazer um exame oftalmológico.
Enxaqueca
A enxaqueca não é apenas uma forte dor de cabeça, mas uma doença neurológica incapacitante. A dor latejante pode durar até três dias.
Pessoas com enxaqueca também apresentam outros sintomas, como náusea, sensibilidade à luz, sensibilidade ao ruído, perda de apetite e problemas de estômago.
Você deve procurar orientação médica, pois os medicamentos prescritos costumam ser uma opção para quem sofre de enxaqueca regularmente.
Mudanças no estilo de vida, como redução do consumo de álcool e fumo, também ajudam.
Dor de cabeça em salvas
As cefaleias em salvas são as mais graves, pois as pessoas sentem dores intensas ao redor e às vezes atrás dos olhos. A dor costuma ser latejante e constante.
Na maioria dos casos, é tão intensa que a pessoa nem consegue ficar parada,
Dor de cabeça induzida por medicamentos
Algumas pessoas que tomam analgésicos regularmente – entre 10 e 15 dias por mês – podem correr risco de dores de cabeça induzidas por medicamentos.
O uso frequente de triptanos, ergotaminas, opiáceos, anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) e paracetamol são os que mais causam essas dores.
Os pacientes devem procurar apoio médico. As opções podem incluir diminuir o uso dos medicamentos que causam o problema ou encontrar medicamentos alternativos.
Dor de cabeça de pressão
Existem algumas coisas diferentes que podem causar dor de cabeça por pressão – incluindo tosse, espirros, relações sexuais ou exercícios – aumentando a pressão dos vasos sanguíneos no cérebro.
Geralmente parece uma sensação pulsante que surge rapidamente e dura curtos períodos.
No entanto, em alguns casos, as dores de cabeça por pressão também podem ter origem em uma infecção, hematoma, câncer benigno ou tumor maligno.
Dores de cabeça secundárias
Estas são dores de cabeça causadas por outras condições médicas, como sinusite, gripe, lesões na cabeça, problemas oculares, aumento da pressão intracraniana ou outras doenças mais graves.