Os três sintomas que podem indicar doença celíaca
Doença celíaca é uma doença causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada e centeio
A doença celíaca é uma condição autoimune crônica que afeta o sistema digestivo. Quando pessoas com doença celíaca consomem glúten – uma proteína encontrada no trigo, cevada e centeio – ocorre uma reação inflamatória no intestino delgado.
A longo prazo, isso pode levar à má absorção de nutrientes essenciais, deficiências nutricionais e outros problemas de saúde.
Acontece que muitas pessoas sofrem com isso sem saber a causa. Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem se manifestar em diferentes partes do corpo. Mas existem três que, quando se apresentam juntos, justificam um exame.
- 9 sinais de demência precoce para ficar atento em você e em seus familiares
- Depressão e temperatura corporal: entenda conexão apontada pela ciência
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
Os sintomas de intolerância de baixo nível podem incluir inchaço, diarreia e dor de estômago. Esses sintomas são os mais frequentes e ocorrem devido à inflamação e ao dano nas vilosidades intestinais.
Consequências da doença celíaca
A doença celíaca, quando não tratada, pode levar à dermatite herpetiforme, que se apresenta como erupções cutâneas com bolhas e coceira. As lesões de pele geralmente aparecem nos cotovelos, joelhos, nádegas e couro cabeludo.
O agravamento do eczema, ou pele seca e com coceira, também pode indicar uma possível intolerância ao glúten.
A doença celíaca também pode levar a sintomas neurológicos, como depressão, ansiedade e fadiga.
É importante destacar que nem todas as pessoas com doença celíaca apresentam sintomas óbvios. Alguns indivíduos podem ter a forma “silenciosa” da doença, em que não há sintomas aparentes, mas ainda ocorre danos ao intestino delgado.
Tratamento
De acordo com o Ministério da Saúde, o principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten, já que quando a proteína é excluída da alimentação os sintomas desaparecem.
Como a doença celíaca não tem cura, a dieta deve ser seguida rigorosamente pele resto da vida. É importante que os celíacos fiquem atentos à possibilidade de desenvolver câncer de intestino e a ter problemas de infertilidade.