Osteonecrose: veja o que causa a doença que acomete PC Siqueira
Doença reduziu a mobilidade do youtuber que precisou passar por cirurgia e agora está reaprendendo a andar
O Youtuber PC Siqueira tem dividido com seus seguidores o enfrentamento a uma doença degenerativa rara chamada osteonecrose. Desde o ano passado, ele já vinha usando uma bengala para andar na rua e, recentemente, passou por uma cirurgia de quadril.
O procedimento foi necessário porque a doença lhe causou a necrose do osso do quadril e da cabeça do fêmur. Segundo ele, a região ficou 100% necrosada, sendo necessária a substituição do osso morto por um implante.
Mas, afinal, osso morre?
Sim, essa morte do tecido ósseo – também chamada de necrose avascular – acontece quando há perda temporária ou permanente da irrigação de sangue aos ossos. Isso pode acabar gerando luxação, rachadura e até fratura do osso. Além de dores, com o tempo, a condição afeta a mobilidade, podendo causar deficiência.
A doença é mais comum em pessoas com idades entre 30 e 60 anos, principalmente do sexo masculino.
O quadril é a região mais afetada, seguida pelos joelhos e ombros. Os pulsos e tornozelos também podem ser atingidos, mas com menos frequência. A osteonecrose da cabeça femoral geralmente acomete os quadris dos dois lados, como foi o caso de PC Siqueira.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Quadril, essa condição está associada a vários fatores predisponentes, como por exemplo o alcoolismo (mais de 3 doses por dia por muitos anos), sequelas de trauma, uso de corticoides e à doença da gota.
Outras causas incluem alguns distúrbios de coagulação do sangue, anemia falciforme, doença hepática, tumores e radioterapia.
Para prevenir a doença, os médicos recomendam parar de fumar, diminuir o consumo excessivo de álcool, controlar o colesterol e minimizar o uso ou reduzir a dose de corticosteroides.
Sinais da osteonecrose
Em muitos casos, a doença não apresenta sinais no primeiro estágio, mas – conforme a situação se agrava – a pessoa passa a sentir dores só em apoiar o peso sobre a articulação comprometida. O diagnóstico é feito por ressonância magnética.
Em PC Siqueira, o nível de destruição dos ossos estava tão avançado que ele sentiu sua altura ter encolhido. “Eu troquei metade do meu quadril. E eu de fato vou ficar mais alto”, contou em suas redes sociais. Ele ainda passará por um segundo procedimento, dessa vez do lado direito do quadril, daqui a dois meses.
Tratamento
O tratamento com medicamentos para a dor só funciona em casos leves e precoces, quando a doença não atingiu ainda uma área muito grande do osso. Nesses casos, os médicos também costuma orientar os pacientes a realizarem atividades físicas sem impacto de fortalecimento e alongamento da musculatura.
Já quando o dano ósseo é mais sério, não tem outro jeito, senão a cirurgia, que pode servir para descompressão, remodelação, transplante ósseo ou substituição da articulação.
Saiba mais sobre a cirurgia e o processo de recuperação de PC Siqueira no link abaixo: