Estudo descobre Ozempic semanal reduz chance de diabetes
A droga ainda ajudou mais da metade dos participantes do estudo a perder 15% do peso corporal
Uma pesquisa conduzida pela Universidade do Alabama, nos EUA, descobriu que injeções semanais da droga semaglutida, conhecida como Ozempic, em pessoas com sobrepeso e obesidade pode reduzir em até 60% o risco do desenvolver diabetes.
Além disso, a droga pode ainda ajudar a reduzir o peso, de acordo com os pesquisadores. “Mais de 50% dos participantes do estudo estão perdendo 15% do peso corporal, e entre um terço e 40% dos participantes estão perdendo 20% do peso corporal”, disse um dos autores do estudo, Dr. Timothy Garvey, em um comunicado.
“Nós não vimos este grau de perda de peso com qualquer medicação anterior”, completou.
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
- Ombro congelado e diabetes: como a doença afeta sua articulação
Os pesquisadores administraram uma dose de 2,4 miligramas a 1.961 pacientes no primeiro estudo e 803 no segundo.
Eles usaram a escala Cardiometabolic Disease Staging para prever o risco dos participantes de desenvolver diabetes tipo 2 nos próximos 10 anos.
Os participantes da primeira fase que receberam semaglutida apresentaram redução de 61% no risco de desenvolver a doença na década seguinte.
Nos voluntários da segunda fase, todos tiveram o risco reduzido durante os quatro meses em que receberam o medicamento. O risco caiu ainda mais nos pacientes que continuaram recebendo semaglutida nos meses seguintes.
Embora a fórmula se concentre no diabetes, os autores do estudo descobriram que o medicamento também pode prevenir e tratar doenças cardiovasculares e suas complicações relacionadas, como osteoartrite e apneia do sono.