Paciente de 45 anos tem alta após 188 dias internado por covid-19
Ele desenvolveu diversas e sérias complicações como pneumonia, encefalite e insuficiência hepática, cardíaca e renal e foi vencendo cada uma delas
Após ficar 188 dias internado por conta de complicações da covid-19, o paciente Luciano Turatto, de 45 anos, recebeu alta de um hospital de Curitibanos, no Oeste catarinense, na última terça-feira, 2.
O Hospital Regional Hélio Anjos Ortiz informou ao G1 que, desde o início da pandemia até janeiro deste ano, o caso de Luciano foi o mais longo contra a doença na unidade. Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde, a média de permanência de pacientes com Covid-19 em UTIs em Santa Catarina se mantém em 14 dias.
Luciano Turatto testou positivo para covid-19 em julho de 2020. Os primeiros sintomas foram febre, cansaço, feridas pela boca e um pouco de diarreia. Antes mesmo do resultado do exame, em 18 de julho, o servidor público sentiu o quadro se agravar, e recorreu ao hospital, onde logo foi internado.
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Nova variante da covid: saiba quais os sintomas podem aparecer até 4 dias após a infecção
- 5 sintomas de covid em quem tomou a vacina para você se atentar
- Este sintoma da covid-19 costuma ser ignorado; veja qual
O médico que acompanhou o tratamento conta que o coronavírus afetou com gravidade os pulmões, o fígado, rins, coração e o cérebro. “O vírus atacou, praticamente, todos os órgãos do Luciano. Ele desenvolveu diversas e sérias complicações como pneumonia, encefalite e insuficiência hepática, cardíaca e renal e foi vencendo cada uma delas”, disse o médico Hélio Anjos Ortiz Junior.
Ao receber a alta hospitalar, familiares, amigos e equipe dos profissionais de saúde comemoraram a vitória do paciente. De cadeira de rodas, Luciano deixou a instituição e seguiu para casa, onde terá que reaprender a fazer coisas que eram comuns antes de adoecer, como falar e caminhar. Uma carreata acompanhou o trajeto em comemoração.