Pacientes recebem aval da Justiça para cultivar maconha
O cultivo de maconha é permitido no Brasil apenas com aval da Justiça
Nos últimos meses, dois pacientes conseguiram na Justiça do Rio de Janeiro o habeas corpus preventivos para o cultivo caseiro de maconha para fins medicinais. Ambos têm hérnia de disco e afirmam que os tratamentos convencionais não funcionaram e que as dores só diminuem com o óleo de cannabis.
“Eu já não andava, os medicamentos normais que as pessoas tomam pra dor já não faziam efeito para mim”, relatou um deles ao G1. “Sou um homem de 32 anos que estava acamado tomando morfina, praticamente um aleijado. Quando pude produzir meu próprio remédio, eu voltei a andar. Melhorou em 200% minha qualidade de vida”.
Especialistas estimam que ao menos 10 pessoas que entraram com ações já conseguiram autorização para o plantio no estado.
- Ativista cria abaixo-assinado para gata voltar a usar canabidiol
- Gata tetraplégica será 1ª a testar tratamento com canabidiol no Brasil
- Anvisa faz consultas públicas sobre cultivo de maconha medicinal
- Mãe obtém direito de plantar maconha medicinal no RS
Ele alegou que a sua hérnia é incurável e que, por isso, passou a ser refém de analgésicos. “Tomava três comprimidos de morfina por dia e não estava mais dando jeito. O que é mais forte que a morfina? Nada. Foi então que o médico sugeriu essa alternativa com óleo de cannabis“, disse.