Multiplicando amor: pague quanto puder e forme-se doula
Você sabe o que é uma doula?
Doula é uma profissional que desempenha uma função social muito importante: a assistência ao parto. Doula é aquela pessoa (hoje não mais apenas mulheres) que estará junto com a mãe, do início ao fim, protegendo, zelando e ajudando no processo todo que diz respeito ao parto, bem como a saúde e o bem-estar da mulher.
O papel de uma doula é oferecer apoio, conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional, físico e informativo durante o período que antecede o parto, no parto em si, e no puerpério – fases marcadas por uma série de sentimentos e transformações.
- Mães atípicas debatem políticas públicas em seminário
- Eu Amo Minha Quebrada, fundado por Júlio Fessô, promove inclusão social no Morro do Papagaio
- Sesi-SP abre inscrições para curso gratuito de robótica
- Shopping Pátio Paulista e Nespresso transformam mais de 50 mil cápsulas em decoração natalina
Pensando em levar assistência humanizada e respeitosa a mais e mais mulheres pelo Brasil e pelo mundo, surgiu o Multiplicando Doulas. O projeto tem por objetivo formar novas doulas para atuarem no sistema de saúde que temos hoje, que coloca as mulheres numa situação de alta vulnerabilidade.
A melhor parte: o curso de capacitação e formação do Multiplicando Doulas é colaborativo, no sistema “pague quanto puder”. Mas como assim, pague quanto puder? Isso mesmo. Os interessados, ao efetuarem a inscrição, informam o valor com o qual podem contribuir e, a partir do montante arrecadado em cada turma, o curso se viabiliza economicamente.
Fugindo da lógica capitalista, o objetivo do projeto é justamente garantir acesso à formação para mulheres que querem seguir na doulagem e assim, ajudar também outras mulheres. Durante o curso, a coletividade é muito trabalhada, em diversos aspectos, garantindo um crescimento não só profissional, enquanto doula, mas pessoal, enquanto indivíduo.
“No sistema capitalista que estamos inseridos, a realidade é que o acesso a informação e a formação custa caro. Somos separados por muros sociais a todo momento. Dessa realidade, somada aos números gritantes de negligências médicas, cesárea e violência obstétrica, surge a necessidade de mais profissionais que atendam ao parto respeitando o protagonismo e direitos da mulher ou do homem trans, sendo as doulas fundamentais nessa equipe interdisciplinar. Para que isso se tornasse real e colocássemos em prática o discurso da humanização na assistência ao parto, em nosso cenário atual, o curso não poderia ter outro formato que não o colaborativo”, explicou Rafaela Rocha, doula e idealizadora do projeto, em matéria anterior publicada aqui no Catraquinha.
Os alunos saem do curso preparados para articularem a humanização nos níveis político, econômico e social, fortalecendo assim a rede do Multiplicando Doulas e servindo também de rede de apoio para mulheres em todos os cantos do mundo.
Além disso, pautas importantes como a empoderamento, diversidade e inclusão aparecem de forma consistente nas aulas e discussões no decorrer do curso, ampliando a visão daquelas que irão atuar diretamente com todos os perfis de mães, garantindo que todas sejam acolhidas, valorizadas e contempladas.
- Próximas Turmas
A carga horária do curso é de 80 horas e as alunas participantes saem com certificado, estando então aptos para exercerem a doulagem.
Turma XIV – Metrô Saúde – São Paulo/SP
4 a 29 de Junho – Noturno de Segunda a Sexta – Das 18:30 às 22:30
Para saber mais: https://www.facebook.com/events/1602232299832276/
Turma XV – Estação Prefeito Saladino – Santo André/SP
2 a 13 de Julho – Intensivo de Segunda a Sexta – Das 10 às 18
Para saber mais: https://www.facebook.com/events/168309780641368/
Para acessar o site oficial do projeto, clique aqui. E clique aqui para conferir a página no Facebook – lá são compartilhados cursos, rodas de conversa e eventos no geral.
Crianças são bem-vindas, possibilitando assim a participação de mães que não têm com quem deixa-las. Tudo é feito de forma coletiva, ou seja, isso se aplica também aos cuidados dos pequenos ao longo do curso.
Tem interesse? Para se inscrever, envie um e-mail para: [email protected]. Conte um pouco sobre você, o que te fez procurar pelo curso e de que forma você pode contribuir, especificando o valor que dispõe e as formas de pagamentos.
- Arrecadação de Fundos
Justamente por trabalhar por meio de economia colaborativa, o Multiplicando Doulas enfrenta, por vezes, dificuldade para implementar projetos de apoio às mulheres e gestantes e até mesmo para se manter sustentável.
Por isso, o coletivo disponibilizou recentemente uma vaquinha virtual para arrecadação de fundos. Por meio de doação, você pode contribuir para a continuidade do projeto e para que mais mulheres sejam formadas e beneficiadas pelo Multiplicando, das mais diversas maneiras.
Para saber mais e/ou contribuir para o projeto, clique aqui.
Leia mais: