Pais que batem prejudicam a saúde dos filhos em longo prazo

Entidade cita risco de alterações cerebrais e até comportamento suicida na vida adulta

criança chorando
Crédito: Imgorthand/istockAgressão física ou verbal pode prejudicar crianças

Médicos da Academia Americana de Pediatria fazem um alerta aos pais: educar com palmadas pode causar danos psicológicos em longo prazo nos filhos. A entidade cita risco de alterações cerebrais, predisposição ao abuso de substâncias e desenvolvimento de comportamento suicida na vida adulta.

Segundo o grupo de pediatras, não só as agressões físicas são prejudiciais, mas também ameaças, insultos e humilhações. Em vez disso, os médicos aconselham que pais encontrem formas “saudáveis” de disciplina, como confiscar brinquedos e suspender o uso de internet.

“Embora muitas crianças que foram espancadas tenham se tornado adultos saudáveis e felizes, as evidências atuais sugerem que a palmada não é necessária e pode resultar em danos a longo prazo”, aconselha a academia.

Estudos publicados nas últimas duas décadas reforçaram a evidência de que a surra pode tornar os jovens mais agressivos e desafiadores.

criança chorando no mercado
Crédito: Filipovic018/istcokMédicos recomendam formas “saudáveis” de disciplina, como confiscar brinquedos

Outros estudos relacionaram a punição física na infância com alterações cerebrais posteriores em adultos jovens, incluindo redução da massa cinzenta e níveis elevados de hormônios do estresse.

Comportamento suicida, abuso de substâncias e raiva estão entre outras possíveis conseqüências em longo prazo, sugeriram estudos.

A academia também ligou duros abusos verbais à depressão em crianças envergonhadas.  Citando pesquisas, a entidade também citou problemas de comportamento na fase da puberdade.

Compartilhe:

1 / 8
1
04:00
Netflix: filmes e séries sobre sexo de uma forma bem divertida
O assunto de hoje é sexo, sendo tratado de forma leve para aprender e se divertir, através de filmes e …
2
03:45
Netflix: Os melhores filmes para você entender a depressão
Indicamos aqui dois filmes que falam sobre como lidar com as emoções e com a depressão: "Divertida Mente", animação de …
3
03:16
Whindersson Nunes dá lição ao falar sobre cirurgia no ânus
Whindersson Nunes voltou a ser assunto nas redes sociais. Desta vez, o motivo foi a cirurgia de emergência que realizou …
4
02:41
Ótimos filmes gratuitos ensinam a lidar com obesidade infantil
Obesidade infantil é uma doença séria. Hoje temos duas dicas de filmes sobre o tema : "Muito Além do Peso” e …
5
02:31
Saiba o que é e como se proteger da tuberculose
Uma reportagem publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo mostra um salto nos casos de tuberculose no Brasil.  Só …
6
04:30
As descobertas médicas que surpreendem o mundo
“As Melhores Surpresas do Mundo” é o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. ——————————————————– DIREÇÃO: …
7
04:46
Os perigos do movimento antivacina
O político italiano e ativista antivacina, Massimiliano Fedriga, foi internado para se tratar de uma catapora. Seria engraçado, senão fosse …
8
02:44
O cachorro médico que ajuda crianças com câncer
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …