Paola Carosella apoia campanha para pressionar Anvisa
A chef Paola Carosella publicou uma foto em sua conta no Instagram em apoio a uma campanha que quer pressionar a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para abrir uma consulta pública sobre as normas de rotulagem de alimentos.
“Desde o ano passado, a campanha #RotulagemAdequadajá defende uma mudança no atual modelo de rotulagem nutricional. Agora, é a hora de os consumidores entrarem em ação! Como? Pressionando a Anvisa, responsável pela decisão final, a abrir a consulta pública para que a população possa opinar. Crie sua mensagem, foto ou vídeo e compartilhe nas suas redes sociais com a hashtag #AnvisaPerguntaPraMim e marque a @AnvisaOficial #anvisaoficial! A sua voz precisa ser ouvida!”, diz o post.
A publicação de Carosella recebeu cerca de 40 mil curtidas e muitos comentários positivos de seus seguidores.
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Entenda as mudanças
A ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) enviou à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) uma proposta de alteração da rotulagem dos alimentos vendidos no país. As mudanças incluem um modelo nutricional frontal, com base indicativa por porção, onde os ícones relativos a valor energético, sódio, açúcares totais e gordura saturada ganham cores de entendimento universal: verde, amarelo e vermelho. O modelo colorido já foi instalado no Reino Unido.
Hoje, as normas que regem a rotulagem têm mais de 10 anos. Inúmeras transformações ocorreram nesse tempo, tanto no estilo de vida das pessoas como nos avanços tecnológicos dos alimentos. A proposta quer atender as mudanças nos hábitos alimentares e a demanda por clareza sobre ingredientes e valores de referência para compor uma dieta equilibrada.
O projeto é baseado em trabalhos do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação da Unicamp, e está fundamentado em uma abordagem direta, clara e específica, que introduz melhoras significativas no entendimento da composição dos alimentos.
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