Pare de fazer planos para ‘quando eu emagrecer’
Associar a perda de peso com a felicidade pode ser só uma ilusão
Conheci uma mulher que estava adiando seu casamento há mais de 10 anos. Ela não tinha dúvidas sobre o amor do casal, mas simplesmente não admitia entrar na igreja ‘gorda daquele jeito’.
Por isso, há mais de uma década era consumida por dietas malucas, procedimentos estéticos e cirúrgicos e muita compulsão alimentar. O peso subia e descia, como era de se esperar, mas nunca estava baixo o suficiente pra ela comprar (e vestir) o tal do vestido branco.
Conheço mulheres que acreditam que só vão ser felizes quando emagrecerem. Só assim vão encontrar um amor, ter o emprego dos sonhos e viajar pro exterior.
- O guia definitivo para escolher os melhores meses para viajar para o nordeste
- eSIM internacionail: descubra como funciona o ‘chip virtual’
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Depressão nos homens: entenda por que os sintomas podem ser diferentes dos das mulheres
Conheço gente, bastante gente inclusive, que acredita que as pessoas magras não têm problemas. Magras não têm depressão, não são demitidas, não têm baixa auto estima. Magras estão solteiras porque querem, magras não são traídas, magras não brigam com a mãe. Assim sendo, desejam a magreza desesperadamente. Afinal, quando ‘eu chegar lá’, também vou ser feliz, amada e realizada.
Perda de peso não é garantia de felicidade
O problema é que, na maioria das vezes, perder peso só faz você perder isso mesmo…. Peso
Não faz a sua vida mudar, não faz os seus problemas sumirem, não faz você amar seu corpo, seu marido e seus filhos. E também não faz todo mundo te amar.
Emagrecer não faz você ser mais inteligente, ou mais capaz. Não faz você ser automaticamente promovida. Emagrecer pode melhorar sua auto estima, e com isso fazer você se sentir melhor, mais bonita, mas isso não quer dizer que a sua vida vai se resolver.
Acreditar que ‘quando eu emagrecer’ tudo vai ser diferente, é a maior cilada, a chave pra frustração. E se você emagrecer e não conseguir o emprego dos sonhos? E se você emagrecer e o seu casamento não melhorar? E se você emagrecer e continuar deprimida? Ou ansiosa?
E agora? Se emagrecer não adiantou, o que pode adiantar? Está tudo perdido? O que eu faço agora?
Por isso, a dica é: pare de fazer planos pra quando você emagrecer. Faça planos pra agora! Faça planos para o final de semana, para as próximas férias, para quando sobrar um dinheirinho. Faça planos pra melhorar sua alimentação, para incluir uma atividade física no dia a dia, para beber mais água, para ter roupas que caiam bem no seu corpo.
Faça planos pra melhorar a sua vida agora, e não só pra quando (e se) você emagrecer.
Texto escrito por Luiza Mattar, autora do Blog O que houve com a couve?