Câncer de intestino: os sintomas principais para ficar atento

É importante saber que a doença pode se desenvolver silenciosamente por um tempo, ou seja, sem apresentar sintomas

O câncer de intestino, também chamado colorretal, é aquele que envolve a parte inferior do sistema digestivo: o intestino grosso e o reto. Esse tipo de câncer é o terceiro mais diagnosticado no mundo todo. O diagnóstico precoce é vital, e é por isso que todos precisam estar cientes dos sinais e sintomas do câncer de intestino.

A doença começa como um tumor sólido e geralmente se desenvolve a partir de pólipos, que são pequenos crescimentos no revestimento interno da parede do intestino.

Os estágios do câncer de intestino variam do estágio I (o câncer invadiu toda a parede do intestino, mas não através dela) ao estágio IV (o câncer se espalhou para órgãos distantes, como o fígado ou os pulmões).

Conheça os principais sintomas do câncer de intestino
Créditos: kirisa99/istock
Conheça os principais sintomas do câncer de intestino

Quais os sintomas do câncer de intestino?

Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência dos sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce. Os sinais e sintomas do câncer de intestino costumam aparecer quando o tumor já está avançado. Nessa fase, a pessoa pode apresentar:

  • Dor de estômago ou dores de gases frequentes
  • Mudança nos hábitos intestinais (prisão de ventre ou diarreia)
  • Sangue nas fezes
  • Fraqueza
  • Baixo nível de ferro, comumente com anemia (anemia por deficiência de ferro)
  • Fezes pretas ou de cor escura

A doença também pode levar à perda de peso inexplicada sem nenhum esforço. Ou seja, quando a pessoa não mudou a dieta ou não está fazendo atividade física, mas ainda assim está emagrecendo.

Muitas vezes, o câncer de intestino também não permite que a pessoa se sinta totalmente aliviada depois de ir ao banheiro. Isso ocorre porque eles podem estar sentindo o caroço canceroso.

É importante dizer que existem outras doenças que apresentam sintomas semelhantes aos citados acima. E manifestar alguns desses sinais não necessariamente quer dizer que você tem câncer. É preciso consultar um médico, que pedirá exames para investigar as causas.

Embora esse tipo de câncer seja mais comum entre pessoas com mais de 50 anos, também pode ocorrer em uma idade mais jovem. Esta é a razão pela qual se deve procurar assistência médica sempre que notar mudanças no corpo.

Quais os fatores de risco?

O risco de desenvolver câncer de intestino depende de vários fatores, incluindo idade, genética e estilo de vida. Já se sabe que alimentos ultraprocessados e carne vermelha em excesso aumentam as chances da doença se desenvolver.

A recomendação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é limitar o consumo de carne vermelha a no máximo 500 gramas de carne cozida por semana.

Outros fatores de risco incluem obesidade, sedentarismo, alcoolismo e tabagismo.

Como diminuir o risco?

Estudos têm mostrado que incluir mais alimentos ricos em fibras e verduras saudáveis na dieta, bem como fazer atividade física regular pode minimizar o risco de câncer.

Como é o diagnóstico?

O exame de sangue oculto nas fezes pode identificar pequenos sangramentos nas fezes, invisíveis a olho nu, causados por pólipos e tumores de intestino. Se esse exame mostrar alteração, o paciente é encaminhado para fazer uma colonoscopia, procedimento capaz de diagnosticar e mesmo tratar algumas lesões, evitando que elas se transformem em câncer.

Como é feito o tratamento para câncer de intestino?

Os estágios iniciais da doença (estágios I a III) se referem a câncer de intestino localizado e geralmente tratado com cirurgia, com ou sem quimioterapia. O câncer em estágio IV é o chamado câncer de intestino avançado. O tratamento envolve a quimioterapia e terapia direcionada.