Pernas inchadas podem ser um sinal de câncer silencioso
Esse acúmulo de líquido só ocorre quando o câncer já se espalhou
O câncer cervical é frequentemente chamado de câncer silencioso, pois pode se desenvolver lentamente sem muitos sintomas perceptíveis.
Mesmo que alguém tenha sintomas, eles podem ser confundidos com efeitos colaterais do ciclo menstrual, com sangramento vaginal e dor abdominal entre os sinais mais comuns.
No entanto, a doença pode se apresentar de maneiras mais incomuns, dependendo de quão avançada está. Pernas inchadas, por exemplo, pode ser um sinal. Isso ocorre devido a disseminação do câncer para os gânglios linfáticos próximos.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
De acordo com o Cancer Research, os locais mais comuns de disseminação do câncer cervical são os gânglios linfáticos, fígado, pulmões e ossos.
Acúmulo de líquido
Os gânglios linfáticos fazem parte de um sistema de tubos e glândulas do corpo que filtram os fluidos corporais e combatem as infecções.
Quando o câncer se espalha para os gânglios linfáticos, eles parecem duros ou inchados, podendo impedir que o fluido linfático seja drenado. Isso pode levar ao inchaço nas pernas devido ao acúmulo de líquido.
Outros sinais e sintomas de câncer cervical
De características variáveis, o câncer cervical pode ser percebido à medida que a doença progride. Alguns sintomas, no entanto, costumam ser recorrentes:
- corrimento vaginal incomum, como uma cor diferente do normal ou um mau cheiro;
- dor durante a relação sexual;
- sangramento durante ou após a relação sexual;
- sangramento fora do ciclo menstrual ou após a menopausa;
- Dor lombar ou pélvica inexplicável.
Vale ressaltar que esses sintomas também estão presentes em outras doenças ou inflamações. Por isso a necessidade da consulta médica.