Pesquisa descobre que tipo de exercício ajuda a reduzir mais a fome

Estudo examinou os efeitos da intensidade do exercício nos níveis de grelina e apetite entre homens e mulheres

Por Silvia Melo em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
30/10/2024 05:17

Uma pesquisa recente publicada no Journal of the Endocrine Society explorou como diferentes intensidades de exercício físico influenciam os níveis de fome e do hormônio grelina em homens e mulheres. A grelina é também conhecida como “hormônio da fome”.

Os resultados indicaram que o exercício de alta intensidade, como levantamento de peso, agachamentos, HIIT e corrida,  são mais eficazes para reduzir os níveis de fome do que exercícios moderados.

“Descobrimos que exercícios de alta intensidade suprimem os níveis de grelina mais do que exercícios de intensidade moderada”, disse a autora principal Kara Anderson, Ph.D., da University of Virginia e do University of Virginia Health System em Charlottesville, Virgínia.

Este efeito foi mais pronunciado após exercício vigoroso em comparação com atividade física moderada, com um impacto notável na redução da fome nas mulheres.

Essas descobertas sugerem que exercícios intensos podem ajudar a controlar a fome e podem ser úteis na perda de peso ou em estratégias de controle do apetite.

Exercícios de alta intensidade podem ser superiores aos de intensidade moderada para reduzir os níveis de grelina e modificar a fome
Exercícios de alta intensidade podem ser superiores aos de intensidade moderada para reduzir os níveis de grelina e modificar a fome - GabrielPevide/istock

Como a grelina atua?

A grelina é um hormônio produzido principalmente no estômago, e sua principal função é estimular o apetite. Por isso, ela é frequentemente chamada de “hormônio da fome.”

A grelina atua no hipotálamo, uma região do cérebro responsável por controlar a sensação de fome e saciedade.

Quando os níveis de grelina aumentam, o corpo sente necessidade de se alimentar; após uma refeição, os níveis caem, ajudando a reduzir o apetite.

Além de regular o apetite, a grelina também está envolvida em outros processos corporais, como a regulação do metabolismo de gordura, a secreção do hormônio do crescimento, e a influência no comportamento alimentar.

Ela tem um papel importante em como o corpo responde a jejuns e dietas, e estudos mostram que os níveis desse hormônio podem aumentar durante a perda de peso, o que pode dificultar a manutenção de dietas de restrição calórica.

Detalhes do estudo

Os pesquisadores examinaram oito homens e seis mulheres. Os participantes jejuaram durante a noite e então completaram exercícios de vários níveis de intensidade, determinados por medições de lactato sanguíneo, seguidos por medições autorrelatadas de apetite.

As mulheres tinham níveis mais altos de grelina total na linha de base em comparação com os homens, observou o estudo. Mas apenas as mulheres demonstraram agrelina acilada significativamente reduzida após o exercício intenso.

Os pesquisadores reconheceram que mais pesquisas são necessárias para determinar até que ponto os efeitos do exercício diferem por sexo.

Segundo os autores, a intensidade do exercício pode ser adaptada para ajudar a regular o apetite, especialmente para aqueles que procuram controlar o peso através da atividade física.