Pesquisa faz descoberta surpreendente sobre exercícios aos finais de semana
Por seis anos, estudiosos da Universidade de Leeds acompanharam 90 mil pessoas de meia-idade
Uma pesquisa recente revelou que a prática de atividades físicas traz benefícios para a saúde do coração, independentemente do dia da semana em que são realizadas. Ou seja, praticar exercícios apenas aos finais de semana também é benéfico.
O estudo, que envolveu 90 mil indivíduos de meia-idade, constatou que aqueles que se exercitavam regularmente, inclusive nos fins de semana, apresentavam uma menor incidência de problemas cardíacos.
O professor de cardiologia da Universidade de Leeds, Peter Swoboda, liderou a pesquisa, utilizando acelerômetros para monitorar a atividade dos participantes.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Graças aos dispositivos, os cientistas acompanharam os níveis de atividade durante uma semana, com foco especial nas atividades de intensidade moderada a alta.
Resultados do estudo
Ao longo dos seis anos seguintes ao estudo, eles observaram uma redução nos casos de acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e outras doenças entre aqueles que se exercitavam regularmente em comparação com os sedentários.
Os “atletas de final de semana” são aqueles que concentram a maior parte de sua atividade física em 1 ou 2 dias, geralmente aos sábados e domingos. O grupo, que representou mais de 37 mil participantes da pesquisa, reflete a tendência de compactar o exercício em menos dias.
É importante notar que a escala de atividade física usada no estudo considerou até mesmo tarefas cotidianas.
Apesar dos resultados promissores, o professor enfatiza que se exercitar intensamente apenas nos finais de semana não é suficiente para prevenir doenças cardíacas. Para obter benefícios reais, é necessário praticar exercícios físicos com maior frequência e intensidade.
Ele destaca a importância de aproveitar oportunidades para praticar exercícios durante a semana, como andar de bicicleta para o trabalho ou nadar, sempre que possível. Quanto mais exercício, melhor para a saúde.
A recomendação de 150 minutos de atividade física por semana ainda é válida e fundamental para a saúde cardíaca.