Pesquisa indica que comer após determinado horário pode arruinar seus níveis de açúcar no sangue
Estudo investigou o impacto da ingestão habitual tardia de calorias no metabolismo da glicose em adultos
Pesquisadores da Universitat Oberta de Catalunya (UOC) e da Universidade de Columbia publicaram recentemente um estudo no periódico Nutrition & Diabetes que mostrou que comer uma refeição grande depois de um certo horário pode causar estragos nos níveis de açúcar no sangue.
O estudo investigou o impacto da ingestão habitual tardia de calorias no metabolismo da glicose em adultos com sobrepeso ou obesidade, pré-diabetes controlado por metformina ou diabetes tipo 2, independentemente do peso corporal, massa gorda, ingestão energética ou composição da dieta.
Os dados sugerem que consumir mais de 45% das calorias (quase metade da ingestão diária de alimentos) depois das 17h, implica em níveis mais altos de glicose.
- Oink Oink Oink: aprenda a jogar o slot dos três porquinhos
- Burning Sun: aprenda a jogar o slot do Sol
- Wild Bandito: aprenda a jogar o slot da Caveira
- Midas Fortune: Aprenda a jogar o slot do Rei Midas
Isso não significa necessariamente que jantar depois das 17h afetará a capacidade do seu corpo de quebrar açúcares, mas uma refeição pesada, especialmente se for a principal refeição do dia, pode afetar.
Isso pode ocorrer porque a capacidade do corpo de metabolizar glicose é limitada à noite devido a ritmos circadianos, que regulam processos metabólicos ao longo do dia.
À noite, há uma redução na sensibilidade à insulina, hormônio que ajuda as células a absorverem glicose. Isso ocorre porque o corpo prioriza outras funções, como reparo celular e liberação de hormônios relacionados ao sono.
Além disso, a redução da atividade física noturna diminui a demanda por glicose, contribuindo para a menor eficiência do metabolismo.
Detalhes do estudo
Ao todo, 26 pessoas participaram do estudo. Elas foram divididos entre o grupo que tinha o hábito de comer tarde, ingerindo 45% das calorias diárias após as 17h, e o grupo que comia mais cedo. A ingestão calórica diária dos dois grupos foi avaliada ao longo de 2 semanas.
O primeiro grupo exibiu concentrações de glicose mais altas após um teste oral de tolerância à glicose, independente do peso corporal, massa gorda, ingestão diária de energia e composição da dieta.
As consequências do alto nível de açúcar no sangue
Manter altos níveis de glicose por longos períodos de tempo pode ter implicações, incluindo um risco maior de progredir para diabetes tipo 2, um aumento no risco cardiovascular devido aos danos que altos níveis de glicose causam aos vasos sanguíneos e aumento da inflamação crônica, o que agrava os danos cardiovasculares e metabólicos.