Pesquisadores comprovam que este chá reduz glicose no sangue

A ingestão da bebida em curto prazo tem efeitos benéficos no controle glicêmico e no estado antioxidante em pacientes com diabetes tipo 2

29/07/2024 15:33

Uma revisão científica revelou que o consumo de chá pode ser benéfico para pessoas com diabetes ou que desejam controlar seus níveis de glicose no sangue.

O estudo foi conduzido por pesquisadores da Tabriz University of Medical Sciences, no Irã, que publicaram os resultados na revista Complementary Therapies Medicine.

Segundo eles, os compostos bioativos presentes no chá de camomila tem benefícios sobre o índice glicêmico.

A conclusão veio depois da revisão de 15 estudos que investigaram o efeito da ingestão do chá de camomila no diabetes mellitus.

Chá de camomila ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue
Chá de camomila ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue - HayDmitriy/DepositPhotos

De acordo com a equipe de pesquisa, 12 estudos indicaram que o chá realmente ajudou no controle glicêmico.

Quatro das cinco pesquisas que avaliaram o impacto da camomila nos perfis lipídicos mostraram que ela melhorou a dislipidemia — presença de níveis elevados de gordura no sangue.

Seis estudos mostraram que a camomila diminuiu acentuadamente o estresse oxidativo.

Impacto no diabetes tipo 2

Em um dos estudos da revisão, 64 pacientes com diabetes tipo 2 foram tomaram três xícaras diárias de chá de camomila (3g diluídos em 150 ml de água quente) ou placebo por oito semanas.

Aqueles que tomaram o chá demonstrou reduções significativas nos índices médios de açúcar no sangue nas últimas oito a 12 semanas, nos níveis de insulina e de resistência à insulina.

Os resultados mostraram uma redução de 11% nos níveis de açúcar no sangue em comparação com o grupo placebo.

Como a camomila reduz açúcar no sangue?

Os compostos antioxidantes presentes na camomila, como os flavonoides, desempenham um papel significativo na regulação da glicose.

Esses compostos podem melhorar a função das células beta no pâncreas, responsáveis pela produção de insulina. E podem também inibir a atividade de enzimas específicas envolvidas na digestão de carboidratos. Isso resulta em uma menor absorção de açúcar pelo organismo.

Além disso, a camomila pode reduzir a inflamação, que é um fator que contribui para a resistência à insulina.

Como saber se tenho níveis altos de açúcar no sangue?

É importante detectar níveis altos de açúcar no sangue, também conhecido como hiperglicemia. Os sintomas comuns incluem sede excessiva; vontade de urinar mais frequentemente do que o normal, especialmente à noite; fadiga constante; visão embaçada  perda de peso inexplicável.

Para confirmar níveis altos de açúcar no sangue, é necessário realizar exames específicos, como glicemia de jejum, hemoglobina A1c e teste de tolerância à glicose oral.

https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/os-alimentos-que-causam-um-pico-de-glicose-no-seu-sangue/