Pessoas que enrolam na cama são mais inteligentes, afirma estudo

Pessoas que enrolam na cama apresentam um QI maior, sugere estudo britânico; entenda por que atrasar pode representar maior inteligência

Ao todo, mais de 20 mil jovens participaram das análises comparativas – iStock/Getty Images
Créditos: Getty Images/iStockphoto
Ao todo, mais de 20 mil jovens participaram das análises comparativas – iStock/Getty Images

Se você costuma enrolar na cama antes de se levantar, temos uma boa notícia: estudo realizado pelos psicólogos Satoshi Kanazawa e Kaja Perina, da Universidade College London, na Inglaterra, afirma que o hábito está associado a pessoas inteligentes e criativas.

Entenda: de acordo com a hipótese, quase todas as espécies da natureza – incluindo os seres humanos, funcionam de acordo com um ciclo diário, o famoso ritmo circadiano. Este processo se define pelo intervalo de 24 horas com base nos critérios luz solar, temperatura, pelas marés e até pelo vento.

A nós, seres humanos, cabe a singular capacidade de poder escolher o horário que dormirmos ou acordarmos. Diante deste cenário, conclui-se que as pessoas que dormiam tarde durante a semana e aos finais de semana, acordando atrasados durante a semana, mas não no fim de semana, apresentam um QI maior do que os jovens que dormiam e acordavam mais cedo sempre.

Ao todo, mais de 20 mil jovens americanos participaram das análises comparativas.

Além disso, analisando os horários e os QIs dos participantes, os pesquisadores concluíram que pessoas que dormem mais tarde demonstram inteligência – uma vez que não estão limitados pela sincronia com a luz solar, como nossos ancestrais faziam. O comportamento também demonstra uma boa capacidade de resolução de problemas, alta criatividade e independência.