Piercing de orelha contra enxaqueca: placebo ou técnica eficaz?

Usuários relatam alívio da dor durante as crises de enxaqueca

15/08/2018 10:28 / Atualizado em 05/05/2020 11:19

Usuários relatam alívio da enxaqueca após começar a usar piercing
Usuários relatam alívio da enxaqueca após começar a usar piercing - divulgação/Daith Piercing

Só quem tem crises de enxaqueca sabe o quão insuportável pode ser a dor e provavelmente toparia qualquer tratamento que minimizasse o sofrimento. Pois um piercing de orelha tem sido a aposta de muitos no alívio da enxaqueca.

O acessório, chamado Daith Piercing, é usado na dobrinha da cartilagem da orelha, pressionando um ponto de acupuntura que seria responsável por liberar analgésicos naturais para o corpo. A eficácia da técnica, no entanto, é questionada.

Enquanto vários usuários relatam alívio da dor em vídeos no Youtube, a Ciência duvida. De acordo com o médico Emad Emestalmak, especialista em dores de cabeça, os relatos de alívio da enxaqueca se devem ao efeito placebo do acessório. Segundo ele, um piercing de orelha não é capaz de interferir na patologia da enxaqueca.  “Não há nada na literatura que eu tenha ouvido falar, nada que eu tenha lido, nada que eu tenha estudado por aí que apeie esse procedimento para tratar a enxaqueca”, disse ele à revista científica Cleveland Clinic.

De acordo com Reginaldo Ceolin, fisioterapeuta especialista em acupuntura, do HCor, esse ponto em especial não tem relação alguma com as causas mais frequentes de enxaqueca. “O piercing pode agir por um tempo mas depois destrói a área onde foi colocado e o ponto a que se refere acaba se deslocando. Além disso tudo, teria que analisar o tipo de metal que é utilizado pois para algumas pessoas o simples contato com determinados metais já ajuda a desequilibrar ainda mais o organismo”, explica.

Placebo ou não, uma pesquisa feita pelo site especializado em enxaqueca, o Migrane Pal, confirmou os efeitos do acessório no alívio da enxaqueca Ao todo, foram entrevistadas 380 pessoas que utilizavam o piercing de orelha Daith Piercing. A maioria relatou resultados positivos.

64% dos entrevistados relataram uma diminuição na freqüência de suas enxaquecas. Quanto à intensidade da dor, 66% disseram que as dores ficaram mais fracas, 29% não sentiram nenhuma mudança e 5% sentiram uma piora.

No geral, a pesquisa sugere que o piercing de orelha tem algum potencial para ajudar as pessoas a aliviar enxaquecas – pelo menos a curto prazo. Caso você sofra com enxaqueca, o recomendável é procurar um médico ou conversar com um acupunturista sobre essa técnica ou outras que possam funcionar para o seu caso.

Sintomas comuns durante as crises de enxaqueca

A enxaqueca é um tipo de cefaleia (dor de cabeça) caracterizada por uma dor pulsátil em um dos lados da cabeça (às vezes dos dois) que pode durar até 72 horas. Para saber se a dor que você sente é característica de uma crise de enxaqueca, observe os seguintes sintomas:

  • Crise de cefaleia durando de quatro a 72 horas, unilateral e pulsátil
  • Náusea
  • Vômitos
  • Bocejos
  • Irritabilidade
  • Sensibilidade à luz
  • Sensibilidade ao som
  • Sensibilidade ao movimento do corpo ou do ambiente.
  • Tontura
  • Fadiga
  • Mudanças de apetite
  • Problemas de concentração, dificuldade para encontrar as palavras