Pílula antes e depois do sexo podem evitar a Aids, diz estudo

Por: Redação | Comunicar erro

Estudo realizado pela Agência Nacional Francesa especializada em Aids (ANRS) sugere que ingerir o antirretroviral Truvada antes e depois do sexo sem proteção reduz o risco de transmissão do vírus HIV entre homens homossexuais em 86%.

Os 400 voluntários que fizeram parte do estudo tomaram o medicamento um dia antes e dois dias depois das relações sexuais com alto risco de contágio do vírus da Aids.

Foto: iStock / alexskopje
Foto: iStock / alexskopje

Até então, a Truvada era usado como medicamento preventivo e receitado só com um regime de um dia, e não como método efetivo aplicado no momento em que se tem a relação sexual.

Porém, os pesquisadores afirmam que os resultados ainda não são suficientes o bastante para mudar a forma da prescrição do medicamento.

“O estudo dá a primeira evidência de que um regime dirigido é efetivo entre homossexuais de alto risco com relações sexuais frequentes”, afirmou Jonathan Mermin, diretor do centro de controle e prevenção do HIV nos Estados Unidos.

Via UOL

Compartilhe:

Tags: #doenca
1 / 8
1
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
2
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
3
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …
4
05:00
Quais os sintomas que a maconha pode trazer?
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os sintomas que o uso de …
5
03:19
Natureza contra a depressão
A depressão é uma das doenças mais comuns do mundo moderno em grandes cidades e a falta de contato com …
6
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …
7
03:20
Saiba o que é a doença “Pescoço de Texto”
Juliana Santos, Terapeuta Manual de dores crônicas e agudas fala sobre a doença de Pescoço de Texto. Esse vídeo faz parte …
8
05:29
Sinais de que o bebê vai nascer
Claudio Basbaum, obstetra na Maternidade de São Luiz, é conhecido como o médico que implantou no Brasil o parto humanizado. Esse …