12 planos de saúde são suspensos por excesso de reclamação

Operadoras deverão melhorar padrão de atendimento para voltar a comercializar os planos

14/12/2021 09:59

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a venda de 12 planos de saúde de 4 operadoras por excesso de reclamação dos consumidores no terceiro trimestre de 2021 relacionadas à cobertura assistencial.

A medida faz parte do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor, e passa a valer a partir da próxima sexta-feira, 17.

Foram suspensos seis planos da operadora Saúde Sim, quatro da Oralclass, um da Unimed Sudoeste e um da Santa Helena. Consulte a lista completa de planos suspensos neste link.

ANS suspende 12 planos de saúde por excesso de reclamação dos consumidores
ANS suspende 12 planos de saúde por excesso de reclamação dos consumidores - FG Trade/istock

De acordo com a ANS, o objetivo da suspensão é impedir a entrada de novos usuários em planos com problemas na assistência até as operadoras apresentarem melhora em seus padrões de atendimento.

A ANS esclarece que nesse período continua permitido o ingresso de novo filho, novo cônjuge, ex-empregados demitidos ou aposentados nos contratos já vinculados aos planos suspensos.

A Agência também divulgou a reativação do plano de saúde Medvida, da Oralclass, que havia sido suspenso no anteriormente.