12 planos de saúde são suspensos por excesso de reclamação

Operadoras deverão melhorar padrão de atendimento para voltar a comercializar os planos

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a venda de 12 planos de saúde de 4 operadoras por excesso de reclamação dos consumidores no terceiro trimestre de 2021 relacionadas à cobertura assistencial.

A medida faz parte do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que acompanha regularmente o desempenho do setor, e passa a valer a partir da próxima sexta-feira, 17.

Foram suspensos seis planos da operadora Saúde Sim, quatro da Oralclass, um da Unimed Sudoeste e um da Santa Helena. Consulte a lista completa de planos suspensos neste link.

ANS suspende 12 planos de saúde por excesso de reclamação dos consumidores
Créditos: FG Trade/istock
ANS suspende 12 planos de saúde por excesso de reclamação dos consumidores

De acordo com a ANS, o objetivo da suspensão é impedir a entrada de novos usuários em planos com problemas na assistência até as operadoras apresentarem melhora em seus padrões de atendimento.

A ANS esclarece que nesse período continua permitido o ingresso de novo filho, novo cônjuge, ex-empregados demitidos ou aposentados nos contratos já vinculados aos planos suspensos.

A Agência também divulgou a reativação do plano de saúde Medvida, da Oralclass, que havia sido suspenso no anteriormente.