Planta brasileira pode ser eficaz contra o câncer de mama

O estudo foi apresentado pelos pesquisadores da Unifesp em um encontro na Bélgica

Por: Redação | Comunicar erro
arvore
Crédito: reprodução/WikipediaÁrvore da espécie Enterolobium contortisiliquum

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) constatou que a proteína extraída da semente da árvore da espécie Enterolobium contortisiliquum é capaz de inibir a migração e a metástase do câncer de mama triplo-negativo. Esse tipo de câncer ainda não conta com um tratamento específico que consiga combatê-lo.

Os resultados foram apresentados por Maria Luiza Vilela Oliva, professora da Unifesp e coordenadora da pesquisa, em palestra na FAPESP Week Belgium

“Constatamos que a proteína inibe a invasão, a proliferação e a metástase de tumor de mama triplo-negativo em testes in vitro [em células] e, no caso do melanoma, tanto em modelo in vitro como in vivo [em animais]”, disse Oliva à Agência FAPESP.

A professora e coordenadora da pesquisa isolou das sementes as enzimas envolvidas em diversos processos biológicos e testou seus efeitos em alguns tipos de câncer, com a intenção de descobrir novos agente que surtissem efeito contra o câncer.

homem segurando sementes da árvore
Crédito: reprodução/Banco de SementesSementes da árvore Enterolobium contortisiliquum

De acordo com o estudo, as análises dessas moléculas em diferentes modelos fisiopatológicos, como de inflamação, trombose e tumor, tanto in vivo como in vitro, indicaram que, além de antitumoral, elas apresentam propriedades anti-inflamatória, antimicrobiana e antitrombótica.

Os pesquisadores descobriram que a proteína também pode ser eficaz na inibição da metástase de outros tipos de tumor, como o gástrico e o de pele (melanoma).

“O tumor, a inflamação e a trombose são patologias que estão de certa forma interligadas, porque às vezes o paciente com câncer pode morrer não por causa da doença, em si, mas em decorrência de um quimioterápico que pode levar ao desenvolvimento de uma trombose”, avaliou.

Compartilhe:

1 / 8
1
02:47
Lendas sobre a saúde infantil
A Dra. Ana Escobar, pediatra e embaixadora do Horas da vida, fala sobre as lendas que os pais acreditam sobre …
2
02:37
A primeira vez no ginecologista
A Dra. Marianne Pinotti, ginecologista e obstetra fala sobre a primeira consulta no ginecologista. Tem um momento exato para a primeira …
3
03:53
Decisão da Anvisa deve liberar a maconha medicinal no país
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou duas propostas que podem liberar a maconha para fins medicinais e científicos …
4
02:51
O que é o projeto Cuide-se
Em parceria com a ONG Horas da Vida, o Catraca Livre produz vídeos com especialistas para dar dicas de saúde. No …
5
02:18
Vacina contra a gripe é liberada para toda a população
O Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a gripe para toda a população enquanto durarem estoques dos …
6
05:00
Quais os sintomas que a maconha pode trazer?
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os sintomas que o uso de …
7
03:19
Natureza contra a depressão
A depressão é uma das doenças mais comuns do mundo moderno em grandes cidades e a falta de contato com …
8
02:42
Reconheça facilmente os níveis da depressão
Dr. Jair de Jesus Mari, professor titular de psiquiatria da UNIFESP , fala sobre os principais sinais da ansiedade. Esse vídeo …