Por que é possível ser alérgico a dinheiro?

Dinheiro contaminado podem desencadear alergias e doenças como gripe, resfriado e diarreia

08/10/2023 01:00

Pessoas constantemente em contato com dinheiro ficam ainda mais expostas às contaminações – iStock/Getty Images
Pessoas constantemente em contato com dinheiro ficam ainda mais expostas às contaminações – iStock/Getty Images - Getty Images/iStockphoto

Alergia é uma resposta do sistema imunológico à entrada de agentes diversos, chamados de alérgenos, no organismo. E com o dinheiro não é diferente, já que a manipulação de notas e moedas pode levar à sensibilidade aos produtos contidos e até mesmo desencadear reações alérgicas em algumas pessoas.

Entre as diversas reações relatadas pela medicina, são comuns sintomas como coceira, irritações na pele, espirros, olhos lacrimejando e até, em casos mais graves, anafilaxia.

No caso da alergia a dinheiro, cujas cédulas passam por várias etapas na fabricação, o vilão pode ser os produtos químicos usado durante o processo que envolve matérias-primas e substâncias capazes de desencadear a alergia.

Já no caso de notas mais velhas, a alergia respiratória pode ser agravada em função de microorganismos que se desenvolvem no papel, como fungos e ácaros.

Dinheiro: Outras possíveis doenças

Quando contaminadas por microrganismos, as notas e moedas também podem ser prejudiciais à saúde, causando condições como diarreia e infecções na pele.

As moedas, por exemplo, podem carregar doenças virais que que resultam em gripes e resfriados. Pesquisas recentes mostram que pessoas constantemente em contato com dinheiro, como comerciantes e bancários, ficam ainda mais expostas às contaminações. Caso sintomas alérgicos apareçam, é importante realizar uma avaliação com um médico.