Por que esses remédios não podem ser misturados com alguns alimentos?
Combinação de remédios pode invalidar tratamento de algumas doenças; entenda
A combinação de antibióticos, antidepressivos ou estatinas com determinados grupos de alimentos ou bebidas pode comprometer diretamente a eficácia de um tratamento médico.
Por exemplo, antibióticos conhecidos como fluoroquinolona ou tetraciclina são indicados para uma série de infecções bacterianas. Contudo, especialistas são enfáticos ao proibi-los de tomá-los com laticínios, uma vez que essa combinação interfere diretamente na absorção do antibiótico.
Isso porque os íons de cálcio, magnésio e ferro que compõem o leite podem formar quelatos não absorvíveis com antibióticos.
- TDPM: conheça o transtorno que pode ser confundido com depressão
- Descubra o poder da romã para a saúde do coração
- Antidepressivos podem engordar, indica Harvard
- Pressão arterial de 12 por 8 agora é considerada alta; saiba como deve ser a alimentação para controlar o quadro
Essa interação, de acordo com um trabalho de pesquisa da farmacêutica Juliana Chan, pode causar a excreção nas fezes de minerais e do próprio fármaco, reduzindo a quantidade de fármaco e dos minerais disponível para ser absorvido pelo corpo.
Por isso ela adverte sobre a importância de evitar laticínios ao mesmo tempo ou algumas horas após tomar o medicamento.
Outros exemplos de alimentos que não podem combinados com remédios:
Estatinas e suco de toranja (grapefruit)
Estudos mais atualizados indicam que 44 fármacos possuem potencial para interação significativa com a toranja, uma fruta que resulta do cruzamento entre a laranja e o pomelo..
Por isso, quem faz uso de estatinas, os medicamentos utilizados para reduzir os níveis de colesterol no sangue, deve evitar tomar o suco ou consumir toranja.
A fruta pode aumentar os níveis de estatinas no sangue e, consequentemente, o risco de efeitos colaterais graves ou alterar sua eficácia.
Além disso, a sinvastatina e a atorvastatina também não devem ser misturados com o suco e a fruta.
Antidepressivos e alguns queijos envelhecidos
Menos prescritos nos dias de hoje, os inibidores da monoamina oxidase (MAOIs) são usados para tratar diferentes formas de depressão e alguns distúrbios do sistema nervoso, como o transtorno do pânico.
No entanto, esses antidepressivos não devem ser misturados com alimentos ricos em tiramina, como queijo envelhecido, como cheddar e gorgonzola, e carne curada, como presunto e chouriço.
Acontece que esses alimentos ricos em tiramina podem causar um aumento perigoso na pressão sanguínea devido à inibição da monoamina oxidase, uma enzima que decompõe certos neurotransmissores no cérebro.
Se você tiver em dúvida sobre a interação entre o medicamento que você toma e algum alimento, consulte o seu médico.