Por que esta fruta ajuda a preservar a memória e a visão?
Fruta popular na dieta do brasileiro é apontada como importante aliada na manutenção da saúde; saiba mais
Não é novidade que incluir frutas na rotina alimentar proporciona uma série de benefícios para a saúde. A uva, por exemplo, é uma dessas opções.
Pesquisas recentes sobre nutrição revelam que este pequeno e saboroso alimento é capaz não apenas de preservar a memória, como protege a saúde dos olhos e previne doenças neurodegenerativas.
Entre as produções científicas recentes sobre o tema, um experimento laboratorial de degeneração de retina realizado na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, descobriu que a uva combate o estresse oxidativo e preserva a saúde ocular, prevenindo problemas como a catarata e a perda da acuidade visual.
Fruta preserva a memória e visão
Outro estudo realizado na Universidade da Califórnia focou no poder da uva contra o declínio cognitivo associado à idade.
Ao longo de seis meses, voluntários consumiram uvas duas vezes por dia e foram monitorados por meio de exames de imagem e testes cognitivos.
Segundo os resultados, voluntários que incluíram uvas em sua dieta conseguiram retardar o declínio metabólico de áreas cerebrais relacionadas ao Alzheimer – uma doença neurodegenerativa que causa perda progressiva de funções cognitivas, principalmente a memória.
Saúde do coração
As uvas também têm demonstrado efeitos positivos na saúde cardiovascular. Evidências científicas mostram que incluir a fruta na dieta ajuda a reduzir a pressão arterial e contribui para a diminuição do colesterol LDL, o chamado “colesterol ruim”. Isso significa que o consumo regular de uvas pode proteger contra doenças cardíacas.
Vale lembrar que, além dos benefícios citados, a uva é fonte de vitaminas do complexo B e de ferro, nutrientes essenciais para várias funções do corpo humano, como a produção de energia, a saúde do sistema nervoso e doenças de pele.
Incluir a uva e outras frutas na dieta é um passo simples e pode fazer uma grande diferença na sua saúde.