Primeira pílula anticoncepcional masculina sem hormônio entra em testes humanos

A pílula, YCT-529, é a primeira não hormonal a chegar a essa fase de testes clínicos

Por Silvia Melo em parceria com João Gabriel Braga (Médico - CRMGO 28223)
08/04/2025 05:28 / Atualizado em 25/04/2025 10:00

Uma pílula anticoncepcional masculina sem hormônios, chamada YCT-529, está sendo testada em humanos após demonstrar alta eficácia em testes com animais. O novo contraceptivo representa um avanço inédito na contracepção masculina, oferecendo uma alternativa segura, reversível e livre de hormônios.

Desenvolvida pela equipe da Faculdade de Farmácia da Universidade de Minnesota e testada pela YourChoice Therapeutics, a fórmula bloqueia a fertilidade de forma temporária. Nos testes com camundongos, a fertilidade foi inibida em até duas semanas após o início do uso.

Após a interrupção, os camundongos recuperaram totalmente a fertilidade em seis semanas, enquanto os primatas não humanos levaram entre 10 e 15 semanas para recuperar a contagem normal de espermatozoides.

Resultados promissores e sem efeitos colaterais

Um dos pontos mais importantes: nenhum efeito colateral foi detectado nos animais testados. Isso fortalece o potencial do YCT-529 como uma opção contraceptiva masculina segura.

“Uma pílula masculina segura fornecerá mais opções para os casais no controle de natalidade”, afirmou Gunda Georg, professora responsável pelo desenvolvimento da molécula. “Ela permitirá um compartilhamento mais equitativo de responsabilidade e autonomia reprodutiva para os homens.”

A pílula anticoncepcional masculina, YCT-529, é a primeira não hormonal a chegar a essa fase de testes clínicos
A pílula anticoncepcional masculina, YCT-529, é a primeira não hormonal a chegar a essa fase de testes clínicos - Jelena Stanojkovic/istock

Avanços nos ensaios clínicos

O ensaio clínico de fase 1 com humanos foi concluído com sucesso em 2024, e o medicamento agora avança para testes adicionais de segurança e eficácia. Segundo a diretora científica da YourChoice Therapeutics, Nadja Mannowetz, a necessidade de métodos contraceptivos masculinos é urgente, especialmente considerando que quase 50% das gestações no mundo são não planejadas.

Ao contrário das tentativas anteriores, que envolviam métodos hormonais com efeitos adversos, o YCT-529 atua de forma não hormonal, focando diretamente nos receptores responsáveis pela produção de espermatozoides — com efeitos reversíveis e controlados.