Príncipe William atualiza estado de Kate Middleton, que trata câncer

O Príncipe William respondeu sobre o estado de saúde da sua esposa, Kate Middleton, em meio a tratamento contra o câncer

Em 22 de março, a princesa Kate Middleton contou em um vídeo que está enfrentado um câncer, sem mencionar o tipo da doença. 

Na última terça-feira, 30, mais de um mês depois, o príncipe William foi questionado sobre o estado de saúde da sua esposa e de seus filhos.

Príncipe William atualiza quadro de Kate Middleton
Créditos: reprodução/Instagram/@princeandprincessofwales
Príncipe William atualiza quadro de Kate Middleton

Como Kate Middleton está com o tratamento contra o câncer?

Segundo o que garantiu William aos seus apoiadores, durante uma visita ao James’ Place, um centro de prevenção de suicídio em Newcastle, sua família, incluindo Kate, estão “bem”. 

Mas ele evitou entrar em detalhes específicos sobre a condição da princesa. O tipo e a gravidade do câncer não foram divulgadas pelo Palácio, nem quanto tempo irá durar o tratamento.

Na ocasião em que divulgou seu diagnóstico, a princesa, de 42 anos, disse que descobriu a doença após uma cirurgia abdominal em 16 de janeiro, da qual se recuperou sem saber da presença do câncer.

“Em janeiro, eu passei por uma grande cirurgia abdominal e na ocasião pensou-se que minha condição não era de câncer. A cirurgia foi bem-sucedida, no entanto exames após a operação notaram que havia câncer”, afirmou.

Ela também afirmou que estava fazendo quimioterapia preventiva e garantiu estar “bem e se fortalecendo a cada dia”.

Afinal, o que é quimioterapia preventiva?

Quimioterapia preventiva, também conhecida como terapia adjuvante, é um tratamento complementar utilizado após o tratamento primário do câncer, como uma cirurgia, quando há risco de células cancerígenas remanescentes no corpo ou nos gânglios linfáticos. Seu objetivo é destruir essas células e reduzir as chances de recorrência da doença ou de metástases.

O termo “preventiva” pode até confundir, mas é importante destacar que ela não previne o surgimento inicial do câncer, mas sim a sua recorrência.

Esse tipo de tratamento acaba sendo indicado quando o diagnóstico está em estágio inicial e, no caso da princesa, está sendo realizado após a retirada do tumor em uma cirurgia de abdome.

Como consequência do tratamento, então, a princesa Kate Middleton teve que se afastar temporariamente de suas obrigações públicas. 

Vale lembrar que o Rei Charles III, pai de William, também está em tratamento contra um câncer. O anúncio da doença ocorreu no início de fevereiro.