Prisão de ventre: 6 dicas para quem sofre com intestino preso
Saiba como não ser refém ser refém desse transtorno e driblar o seu intestino preguiçoso.
Falar desse assunto não é nada glamoroso, porém necessário! Afinal nove de cada dez mulheres relatam sofrer desse mal. De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, a constipação intestinal afeta 20% da população brasileira está relacionado ao baixo consumo de fibras.
Você já deve ter percebido o quanto a constipação intestinal mexe com nosso humor e irritabilidade, além da sensação de barriga inchada, nossa pele também é prejudicada! Geralmente uma pequena mudança em nosso estilo de vida reduz o quadro da constipação intestinal.
A Fisioterapeuta em Uroginecologia, Dra. Fernanda Pacheco, explica como não ser refém desse transtorno e driblar o seu intestino preguiçoso.
Confira as dicas:
1. Respeite a necessidade do organismo
Não segure a vontade de ir ao banheiro, muito menos tenha pressa! Reserve um tempo pra você, o ideal seria estabelecer horários regulares para ir ao banheiro, ok?
2. Água
O ideal seria tomar no mínimo 2 litros de líquidos ao dia, preferencialmente água.
3. Coquetel laxativo
Esses coquetéis laxativos naturais são nutritivos e não produzem efeitos colaterais. Receita: Deixe 5 ameixas pretas sem casca, de molho na água de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte retire os caroços da ameixa, acrescente laranja sem casca e sem caroço (1 unidade), mamão (1 fatia) e água gelada (250 ml) ou gelo. Liquidifique tudo e tome em jejum pela manhã.
4. Fibras
Farelos, frutas cruas (com casca e bagaço), sementes de linhaça e/ou chia e os alimentos integrais. As fibras ajudam a reter água no intestino, favorecendo seu amolecimento e estímulo ao transito intestinal. ATENÇÃO: Comer fibras e não consumir líquidos na quantidade adequada, pode piorar a constipação intestinal!!!
5. Evite alimentos considerados constipantes
Aipim, amido de milho, banana prata e maçã, batata inglesa, caju, chás diversos, goiaba, limonada, maçã, maisena etc…
6. Alimentos laxativos
Abacate, alface, ameixa preta e amarela, avelã, berinjela, cenoura crua, cereais integrais, couve, iogurte, farinha de aveia, farinha láctea, fubá, feijão, frutas secas, grão-de-bico, kiwi, laranja, lentilha, mamão, quiabo, tangerina, etc… Se você tiver problema de gases, evite alimentos ricos em enxofre, pois podem gerar puns (rsrsrs) e desconforto abdominal (alho, repolho, couve-flor, pimentão, gema de ovo, leguminosas…).