Projeto reúne médicos que dão consultas de graça
Prestar atendimento gratuito e humanizado para pessoas com dificuldade de acesso à saúde. Esse é o foco do trabalho realizado pelo Instituto Horas da Vida, que reúne profissionais da saúde dispostos a doarem uma hora do seu dia, semana ou mês para atender pacientes que precisam. A ideia é diminuir as filas do SUS e dar um direcionamento mais correto aos pacientes.
O projeto que atende nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, conta hoje com cerca de 1.200 voluntários de 30 especialidades. Ao todo, mais de seis mil pessoas já foram atendidas desde a criação do instituto em 2012. Para conseguir um atendimento, o interessado precisa ter o cartão do SUS e ser assistido por alguma entidade parceira. (Saiba quais são aqui)
- Rede de clínicas oferece exames e consultas a preços populares
- Laboratório cobra R$5 por exame no Rio
Além das consultas, o Horas da Vida também promove exames, mutirões oftalmológicos, auditivos, odontológicos, cursos e palestras. “Quanto mais médicos se sensibilizarem com esta ação e doarem uma hora do seu dia ou semana, maior o número de atendimentos e a ajuda direcionada às instituições”, relata Doutor João Paulo Ribeiro, um dos fundadores do programa.
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
- Escovar os dentes ajuda a prevenir grave doença, revela Harvard
- América Central: 5 países para incluir na sua próxima viagem
Entidades e profissionais da saúde interessados em fazer parte dessa ação podem entrar em contato por meio do site www.horasdavida.org.br.