Pussypedia: conheça a enciclopédia digital gratuita sobre a vagina

Criado por uma ilustradora mexicana e uma jornalista americana, manual traz informações sobre o corpo feminino e busca esclarecer principais dúvidas

15/08/2019 10:42 / Atualizado em 20/08/2019 14:25

Mulher ejacula? Qual a maneira correta de lavar a vagina? Banhos de vapor vaginal são seguros? Essas e muitas outras dúvidas sobre o corpo feminino são esclarecidas em uma espécie de enciclopédia sobre a vagina, chamada Pussypedia.

Criada pela jornalista americana Zoe Mendelson e pela ilustradora mexicana María Conejo, a plataforma está disponível online gratuitamente nas versões em inglês e espanhol.

Enciclopédia reúne temas como saúde da vagina, anatomia e prazer femininos
Enciclopédia reúne temas como saúde da vagina, anatomia e prazer femininos - Vero Romero

A ideia da Pussypedia surgiu depois de a jornalista ficar sem respostas diante de uma dúvida: afinal, mulheres ejaculam?

“Encontrei [nas pesquisas online] um monte de informação boba e de pouca qualidade. Assim, consultei publicações médicas e tentei compreender o que diziam. Mas não entendia nada, porque não sabia de que partes do corpo estavam falando e nem suas localizações e funções”, lembra Zoe em entrevista à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC.

A vergonha é perigosa e o conhecimento é poder

Apesar dos muitos avanços em relação à sexualidade da mulher, Zoe acredita que ainda há muito a se conquistar. “Acho que superestimamos a quantidade de progresso obtida (na igualdade de gênero). Seguimos vivendo com muitíssima desigualdade e vergonha de nossos corpos. E nossa sexualidade, ainda que mais aceita na sociedade, continua internalizada em nós”, comenta Zoe.

Ideia do site é quebrar tabus e levar informação a mulheres
Ideia do site é quebrar tabus e levar informação a mulheres - reprodução/Pussypedia

O Pussypedia foi criado graças a uma vaquinha online, que arrecadou US$ 22 mil (cerca de R$ 87 mil), três vezes mais o valor pedido.

A ideia das criadoras do site é acrescentar, numa próxima etapa do projeto, informações sobre a saúde sexual transgênero.