Qual a explicação para o olho vermelho de Gleisi Hoffmann?
Problema pode ter causas variadas e tende a se resolver sozinho sem a necessidade de intervenção médica
Uma mancha vermelha no olho da deputada federal e presidente do PT (Partido dos Trabalhadores), Gleisi Hoffmann, tem chamado atenção e virado assunto nas redes sociais. Afinal, qual a explicação para a condição?
Em diversas aparições na televisão nos últimos dias, é possível notar a mancha. Embora, ela não tenha comentado publicamente o caso, é possível que seja sangramento ocular, condição também conhecida como hemorragia subconjuntival ou derrame ocular.
https://twitter.com/comentalets/status/1587590524659290114
O que pode causar?
O derrame ocular ocorre na superfície ocular, entre a esclera, que é a parte branca do olho e a conjuntiva, que é a fina membrana transparente que recobre a esclera.
A esclera é composta por vários vasos sanguíneos bastante frágeis, que – quando rompidos – fazem o sangue extravasar, cobrindo a parte branca. Como esse sangue não é absorvido rapidamente, ele fica nessa região represado.
Isso pode ser causado por uma simples tosse ou espirros. Também pode ser desencadeado por um esforço físico, trauma ocular, infecção ou inflamação ocular.
Além disso, a condição é mais frequente em pacientes diabéticos e hipertensos, ou que estão em uso de anticoagulantes.
A condição é facilmente percebida por conta da mancha de sangue na parte branca do olho, que pode assumir vários tamanhos e formatos.
Derrame ocular é grave?
Apesar de a aparência impressionar, não se trata de um problema grave, não atrapalha a visão, tampouco causa cegueira.
A mancha de sangue é absorvida pelo organismo e normalmente desaparece dentro de duas semanas, sem a necessidade de medicação. Quando a mancha é muito extensa, o médico pode indicar colírios e corticoides.
“A mancha pode permanecer pelo período de uma a duas semanas, aumentar de tamanho e mudar de posição, o que faz parte da cicatrização e da absorção do sangue que se espalhou na região”, explica o oftalmologista Pedro Antônio Nogueira Filho, especialista em córnea e doenças oculares externas e Chefe do Pronto Socorro do H.Olhos.
Em caso de dor nos olhos ou visão turva, a recomendação é consultar um oftalmologista. Embora a condição não traga prejuízos graves, ela pode ser um indicativo para o diagnóstico de casos de hipertensão, diabetes ou outros problemas de saúde, que devem ser investigados.
Como evitar derrame ocular?
Quem apresenta hemorragia subconjuntival com mais frequência, pode tomar medidas para evitar vasos sanguíneos se rompam, tais como:
- Evitar excesso de medicamentos que afinam o sangue
- Ao coçar os olhos, não usar força
- Evitar realizar esforços intensos
- Investigar as condições de saúde que podem estar causando o problema