Qual a melhor posição para fazer xixi, segundo a ciência?

Entenda por que, segundo a ciência, esta é a posição mais adequada

Por André Nicolau em parceria com João Gabriel Braga (Médico - CRMGO 28223)
03/11/2024 20:00

Tipo mais comum entre homens, o câncer de bexiga matou de 800 mil pessoas no mundo e mais de 19 mil no Brasil de 2019 a 2022-  Tharakorn/istock
Tipo mais comum entre homens, o câncer de bexiga matou de 800 mil pessoas no mundo e mais de 19 mil no Brasil de 2019 a 2022-  Tharakorn/istock - Tharakorn/istock

Tradicionalmente, associamos o ato de urinar em pé ao universo masculino. Mas, uma nova pesquisa propõe uma abordagem bem diferente sobre o tema. Segundo cientistas do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, a posição em pé pode não ser a ideal para muitos homens.

Qual a melhor posição para fazer xixi?

O estudo aponta que, ao se sentarem, os homens esvaziam a bexiga de maneira mais rápida e eficiente, o que é especialmente benéfico para aqueles que enfrentam problemas no trato urinário inferior ou possuem a próstata aumentada.

Isso ocorre porque, ao se sentarem, os músculos da pélvis e da coluna ficam completamente relaxados, facilitando o processo. Em contrapartida, quando urinam em pé, essa musculatura permanece tensionada, o que pode dificultar o fluxo urinário. Além disso, outros estudos reforçam que forçar a micção não é saudável.

A prática de urinar sentado vem ganhando adeptos ao redor do mundo. De acordo com uma pesquisa realizada pela YouGov, um grupo internacional de análise de dados, o hábito é rotina em pelo menos 13 países. Os alemães lideram essa mudança de comportamento: 62% deles afirmam que preferem urinar sentados. Na Suécia, 50% dos homens também aderiram à prática. No entanto, o estudo não incluiu brasileiros.

Além dos benefícios clínicos mencionados, os motivos mais citados para essa mudança são a higiene e a limpeza, evitando respingos e garantindo um ambiente mais agradável. Afinal, ninguém gosta de pisar em poças de urina no chão.