Qual é a melhor dieta para emagrecer? Harvard definiu; confira

Publicada na The British Medical Journal, a pesquisa destaca que a chave para evitar o acúmulo de gordura não está em abolir os carboidratos

Alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais são as melhores opções para quem busca a melhor dieta para emagrecer – iStock/Getty Images
Créditos: Rostislav_Sedlacek/istock
Alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais são as melhores opções para quem busca a melhor dieta para emagrecer – iStock/Getty Images

Um recente estudo divulgado pela Universidade de Harvard, uma das mais conceituadas do mundo, revela que eliminar completamente os carboidratos da alimentação pode não ser o melhor caminho para o emagrecimento. Ou seja, se você é uma daquelas pessoas que vive em conflito com os carboidratos com medo de ganhar peso, esta notícia é para você! 

Afinal, qual é a melhor dieta para emagrecer?

Publicada na The British Medical Journal, a pesquisa destaca que a chave para evitar o acúmulo de gordura não está em abolir os carboidratos, mas  selecionar de forma consciente a qualidade do que é consumido. De acordo com os especialistas, os carboidratos são macromoléculas essenciais para o organismo humano. Eles atuam como fontes de energia, principalmente para o sistema nervoso central e, ao contrário do que se costuma preconizar, nem todos os carboidratos são iguais. 

Isso quer dizer que os carboidratos simples, também conhecidos como refinados, possuem alto índice glicêmico e levam a um rápido aumento nos níveis de açúcar no sangue. Por essa razão, quando são metabolizados e transformados em glicose (a principal fonte de energia do nosso corpo) e não são devidamente utilizados, eles podem SIM ser armazenados no corpo na forma de gordura.

E os carboidratos complexos

Já os carboidratos complexos, como os encontrados em alimentos integrais e naturais, têm um processamento no organismo mais lento. Consequentemente, a energia fornecida por esses alimentos é liberada gradualmente, o que leva evitar picos de açúcar no sangue e a consequente armazenagem de gordura. Outro ponto interessante neste processo é que esse tipo de carboidrato requer que nosso corpo utilize as reservas de energia já existentes, o que pode ajudar na perda de peso.

Como manter um alimentação saudável? 

Alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais são as melhores opções para quem busca uma alimentação balanceada e com foco em emagrecimento. Além disso, hortaliças, frutas e legumes são excelentes opções. 

Quando se trata de carboidratos, é recomendado substituir os grãos refinados (como arroz e farinha branca) por opções mais naturais, como cereais integrais e leguminosas. Alguns exemplos de substituições inteligentes podem incluir a troca do arroz por quinoa ou amaranto, e a substituição de vegetais ricos em amido, como a batata, por brócolis, couve-flor ou abobrinha.

Segundo os resultados das pesquisas sobre o tema, essas trocas e a redução do consumo de açúcares e gorduras saturadas, além da limite na ingestão de alimentos ultra processados, contribuem para um estilo de vida mais saudável e equilibrado.