Quando a dor de cabeça é motivo de preocupação?
Algumas dores de cabeça podem indicar algo grave e exigem cuidados médicos imediato
Na literatura médica existem cerca de 200 classificações diferentes para dor de cabeça, sendo que 90% da população já teve, tem ou terá desenvolvido algum sintoma da cefaleia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Na maioria das vezes, a dor de cabeça não é motivo de preocupação, mas se ela for acompanhada por certos sintomas, pode ser sinal de algo mais grave.
O que causa dores de cabeça?
Os médicos não entendem completamente o que causa a maioria das dores de cabeça . Eles sabem que o tecido cerebral e o crânio nunca são responsáveis, pois não possuem nervos que registram a dor.
- 7 indícios de que você sofre de intolerância à lactose
- Estudo aponta para fator que aumenta em 31% o risco de demência
- Parente com demência? Estes são os principais sinais aos quais se atentar
- Doença cardíaca pode se manifestar pela manhã; saiba como
Mas os vasos sanguíneos na cabeça e no pescoço podem sinalizar dor, assim como os tecidos que envolvem o cérebro e alguns nervos principais que se originam no cérebro. O couro cabeludo, seios nasais, dentes e músculos e articulações do pescoço também podem causar dor de cabeça.
O que diferentes dores de cabeça podem significar?
Dor de cabeça + rigidez de nuca + febre
De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos EUA, uma dor de cabeça acompanhada de rigidez de nuca e febre pode indicar meningite. A meningite é causada pela inflamação das membranas protetoras do cérebro e da medula espinhal. A condição exige atendimento médico de emergência.
Dor de cabeça + confusão mental + déficits neurológicos + fraqueza em um lado
Uma dor de cabeça acompanhada de confusão, perda de memória, problemas de equilíbrio, tontura, visão turva, fraqueza em um lado do corpo, déficits neurológicos (dificuldade para andar ou falar) ou convulsões podem sinalizar um AVC.
Dor de cabeça + vermelhidão em um olho
Essa pode ser a apresentação de um glaucoma agudo. A condição é caracterizada pelo rápido acúmulo de pressão no nervo óptico e precisa de atendimento com urgência, pois pode causar cegueira.
Dor de cabeça + sensibilidade no couro cabeludo + dor no maxilar + dor na têmpora
Esses sintomas são característicos da arterite temporal. Esta condição autoimune envolve inflamação das artérias e ocorre principalmente em pacientes mais velhos. Procure assistência médica de emergência se tiver uma combinação desses sintomas.
Dor de cabeça frequente + tontura + falta de ar + palpitações e alteração na visão
Apesar da hipertensão ser silenciosa, em geral, esses sintomas podem ser os sinais de alerta. É importante medir regularmente a pressão arterial.