Quando posso me vacinar após ter pego covid-19?
Pessoas que tiveram covid-19 recentemente precisam aguardar para tomar a próxima dose da vacina; entenda o motivo
Se você teve covid-19 recentemente, deve estar se perguntando quando está liberado para tomar as próximas doses da vacina.
A recomendação do Ministério da Saúde é adiar a vacinação e aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas. Em caso de pessoas assintomáticas, o correto é contar quatro semanas a partir do primeiro teste positivo.
Por que é necessário esperar esse tempo?
Este cálculo tem uma explicação. É que a infecção por covid-19 pode perdurar no corpo por cerca de 14 dias e, após esse período, as próximas duas semanas costumam ter uma maior imunidade natural. No entanto, passado esse tempo, essa resposta ao vírus começa a cair, deixando o corpo desprotegido novamente.
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
- Estudo aponta vitamina que pode baixar a pressão arterial em idosos
É mesmo necessário se vacinar após ter covid-19?
A infecção por covid-19 oferece alguma proteção natural contra o vírus, porém, a vacina tende a oferecer um impulso imunológico mais robusto do que a infecção natural. E há estudos que mostram que as doses de reforços fornecem ainda mais proteção.
Um estudo recente mostrou que pessoas não vacinadas que já tiveram covid-19 anteriormente tinham duas vezes mais chances de serem reinfectadas com o vírus do que pessoas totalmente vacinadas. Por isso, é tão necessário completar o esquema vacinal.
As doses e reforço são ainda mais importantes em um momento de explosão de casos com o espalhamento da variate Ômicron.