Quantas xícaras de café tomar para controlar a pressão alta?
Saiba como o consumo de café pode desempenhar um papel importante no controle da pressão arterial, com base nas descobertas publicadas na revista Nutrients
Pesquisadores da Universidade da Bolonha conduziram um estudo italiano que concluiu que o consumo de café auxilia no controle da pressão arterial alta. A pesquisa, publicada na revista científica Nutrients, analisou os hábitos de consumo de café de 720 homens e 783 mulheres, relacionando-os aos parâmetros da pressão arterial periférica.
“Os resultados que obtivemos mostram que os bebedores regulares de café têm pressão arterial significativamente mais baixa, tanto periférica quanto centralmente, do que os não bebedores”, explica Arrigo Cicero, professor do Departamento de Ciências Médicas e Cirúrgicas da Universidade de Bolonha e primeiro autor do estudo.
Quantidade de café para ajudar no controle de pressão alta
Observou-se um efeito benéfico entre aqueles que ingerem duas ou três xícaras de café. Esses indivíduos apresentaram uma pressão arterial mais controlada em comparação com aqueles que consomem apenas uma xícara ou nenhuma.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
De acordo com Cícero, a cafeína é apenas um dos vários componentes do café e certamente não é o único que desempenha um papel ativo. Segundo ele, foram registrados efeitos positivos na saúde humana, mesmo entre aqueles que consomem café descafeinado.
“Sabemos que a cafeína pode contribuir para o aumento da pressão arterial, mas outros componentes bioativos do café parecem contrabalançar esse efeito, com um resultado final positivo em relação aos níveis de pressão arterial”, disse.