Queiroga volta atrás e diz que Deltacron está em investigação

As amostras de dois possíveis casos no país estão sendo sequenciadas pela Fiocruz

16/03/2022 13:17

Depois de dizer na manhã de quarta-feira, 15, que o Brasil tinha dois casos confirmados da variante Deltacron do coronavírus, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se corrigiu e disse que cepa no país ainda está em investigação.

“Pessoal, esclarecendo: os dois casos de Deltacron que citei mais cedo ainda estão em investigação e foram notificados ao Ministério da Saúde pelos estados”, escreveu ele no Twitter. Segundo Queiroga, o sequenciamento realizado pela Fiocruz deve sero ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se corrigiu e disse que cepa no país ainda está em investigação. finalizado nos próximos dias.

Queiroga se corrige e diz que casos de Deltacron no Brasil ainda estão em investigação
Queiroga se corrige e diz que casos de Deltacron no Brasil ainda estão em investigação - Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

“De qualquer forma, não há motivos para preocupação. A OMS classificou a Deltacron apenas como variante para monitoramento (Vum) e não a considerou como variante de interesse ou preocupação, como foi o caso da Ômicron e da Delta, por exemplo”, completou o ministro.

Deltacron

A variante “Deltacron” foi descoberta na França em janeiro de 2022. Dede então, já foi detectada na Bélgica, na Alemanha, na Dinamarca e na Holanda, de acordo com informações do Gisaid, uma plataforma online onde cientistas do mundo todo compartilham sequências genéticas do coronavírus.

Ainda há poucos casos de Deltacron confirmados no mundo
Ainda há poucos casos de Deltacron confirmados no mundo - NiseriN/istock

Como o nome diz, a cepa indica a combinação entre as variantes Delta e Ômicron.

Existem poucos caos sequenciados no mundo e ainda é cedo para dizer se a nova linhagem tem o poder de se espalhar mais que a Ômicron, por exemplo, ou de causar casos mais graves.