Queiroga volta atrás e diz que Deltacron está em investigação
As amostras de dois possíveis casos no país estão sendo sequenciadas pela Fiocruz
Depois de dizer na manhã de quarta-feira, 15, que o Brasil tinha dois casos confirmados da variante Deltacron do coronavírus, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se corrigiu e disse que cepa no país ainda está em investigação.
“Pessoal, esclarecendo: os dois casos de Deltacron que citei mais cedo ainda estão em investigação e foram notificados ao Ministério da Saúde pelos estados”, escreveu ele no Twitter. Segundo Queiroga, o sequenciamento realizado pela Fiocruz deve sero ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se corrigiu e disse que cepa no país ainda está em investigação. finalizado nos próximos dias.
“De qualquer forma, não há motivos para preocupação. A OMS classificou a Deltacron apenas como variante para monitoramento (Vum) e não a considerou como variante de interesse ou preocupação, como foi o caso da Ômicron e da Delta, por exemplo”, completou o ministro.
- Estudo revela quantos minutos de exercício você precisa para perder peso
- Estudo revela por que usar óculos ajuda a reduzir o risco de demência
- Pessoas LGBTQIA+ estão entre as que mais sofrem de ansiedade no Brasil
- Este sinal pode indicar risco de Alzheimer 12 anos antes do diagnóstico
Deltacron
A variante “Deltacron” foi descoberta na França em janeiro de 2022. Dede então, já foi detectada na Bélgica, na Alemanha, na Dinamarca e na Holanda, de acordo com informações do Gisaid, uma plataforma online onde cientistas do mundo todo compartilham sequências genéticas do coronavírus.
Como o nome diz, a cepa indica a combinação entre as variantes Delta e Ômicron.
Existem poucos caos sequenciados no mundo e ainda é cedo para dizer se a nova linhagem tem o poder de se espalhar mais que a Ômicron, por exemplo, ou de causar casos mais graves.