Quem tem tatuagem pode doar sangue? Entenda as regras e cuidados essenciais

Os cuidados recomendados por uma médica da área para doar sangue com segurança após fazer uma tatuagem

Por Caroline Vale em parceria com Anna Luísa Barbosa (Médica - CRMGO 33271)
11/06/2025 19:53 / Atualizado em 22/06/2025 23:45

Durante o Junho Vermelho, campanha de incentivo à doação de sangue, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quem pode doar — especialmente aquelas com tatuagens.

Para esclarecer mitos e informar da forma correta, a Catraca Livre conversou com a Marilia Sprandel, gerente médica da área de Consumer Health da Bayer Brasil.

Ter tatuagem não impede a doação, mas é preciso aguardar seis meses após o procedimento.
Ter tatuagem não impede a doação, mas é preciso aguardar seis meses após o procedimento. - Depositphotos/Peryn

Afinal, quem tem tatuagem pode doar sangue?

Essa é a dúvida mais frequente e a resposta é simples: fazer tatuagem não impede a doação de sangue, mas exige espera.

Para garantir a segurança de ambos, doador e receptor, é necessário aguardar seis meses a partir da data que a tatuagem foi feita para poder doar”, explica Marilia.

Essa espera é uma medida de segurança chamada janela imunológica, necessária para garantir que não haja infecções invisíveis no sangue.

Ao fazer uma tatuagem, mesmo com materiais esterilizados e em estúdios regulamentados, há um pequeno risco de exposição a vírus como hepatites B e C, e o HIV, que podem ser transmitidas por meio de agulhas e materiais não esterilizados durante o procedimento“, pontua.

Acontece que essas doenças podem ficar em período de incubação, ou seja, não aparecer nos exames. Então, esse intervalo é uma medida de segurança para evitar a transmissão de doenças infecciosas por meio da transfusão de sangue.

No sábado, dia 14 de junho, é dia Mundial do Doador de Sangue.
No sábado, dia 14 de junho, é dia Mundial do Doador de Sangue. - toeytoey2530/istock

Após seis meses da data de tatuagem, está liberado doar sangue. Mesmo assim, um equívoco comum é acreditar que quem tem muitas tatuagens não pode doar sangue. Segundo Marilia, isso é um mito.

Fazer várias tatuagens não impede a doação de sangue, desde que a pessoa tatuada respeite o período de espera após cada uma delas”.

Local onde a tattoo foi feita pode influenciar

Outro ponto importante é o local em que a tatuagem foi feita. Estúdios clandestinos ou sem os devidos cuidados higiênicos podem representar um risco maior, o que impacta a possibilidade de doação.

A especialista se refere a locais que não seguem normas adequadas de higiene e esterilização, onde há risco de reutilização de agulhas e materiais sem a devida desinfecção.

Os hemocentros podem ser mais rigorosos ou até impedir a doação permanentemente se a tatuagem foi feita em lugares de risco”, alerta Marilia.

Por outro lado, “a técnica ou o tipo de tinta usados na tatuagem não impedem a doação de sangue, desde que todos os outros requisitos sejam atendidos”.

Além disso, se a tatuagem foi feita fora do país, o hemocentro precisa ser informado. “Cada país possui seus próprios órgãos reguladores de saúde e padrões para estúdios de tatuagem”, ressalta Marilia. A avaliação será feita caso a caso, com base nos protocolos locais.

Quais são os cuidados para se tornar um doador regular?

Para quem tem tatuagens e deseja ser um doador de sangue regular e seguro, os cuidados são simples e essenciais. “O principal cuidado é esperar o período de seis meses após a tatuagem para doação ser segura”, reforça Marilia.

Além disso, ela orienta que “escolher estúdios de tatuagem regulamentados e de confiança, e cuidar da cicatrização da tatuagem” são atitudes fundamentais.

Hemocentros avaliam cada doação com rigor para garantir a segurança de doadores e receptores.
Hemocentros avaliam cada doação com rigor para garantir a segurança de doadores e receptores. - Depositphotos

Ainda, manter um histórico claro de quando foram feitas para ter em mente o período de espera é ideal, além de sempre informar o hemocentro“, complementa.

Outros procedimentos também exigem intervalo

Não são só as tatuagens que exigem cuidados antes da doação. Micropigmentações (de sobrancelhas, lábios, olhos), piercings e maquiagem definitiva também envolvem riscos semelhantes e demandam o tempo de espera.

Assim como a tatuagem, outros procedimentos que envolvem o uso de agulhas ou o contato com sangue e fluidos corporais exigem um tempo de espera”, afirma a médica.

Neste Junho Vermelho, mais do que nunca, a informação correta pode salvar vidas. Informe-se, aguarde o tempo necessário e doe sangue com segurança.