Queridinha dos brasileiros, fruta ajuda a preservar a memória e melhora a visão

Fruta reúne uma série de propriedades essenciais para a saúde

Além de preservar a memória, o consumo regular de fruta também está associado à reversão do declínio cognitivo motivado pela idade – iStock/Getty Images
Créditos: Victor Carvalho/Turismo do Alentejo
Além de preservar a memória, o consumo regular de fruta também está associado à reversão do declínio cognitivo motivado pela idade – iStock/Getty Images

Que o consumo de frutas na alimentação traz uma série de benefícios para a saúde, você provavelmente já sabe. O que talvez não saiba é que a uva, este pequeno e saboroso alimento popular em quase todo o Brasil, reúne uma série de propriedades essenciais para a saúde como preservar a memória, proteger a saúde dos olhos e prevenir doenças neurodegenerativas. 

É o que aponta uma série de estudos científicos realizados recentemente, a exemplo do levantamento laboratorial de degeneração de retina realizado na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, e publicado na revista Nutrition. Durante o estudo, os pesquisadores descobriram que a uva é capaz de combater o estresse oxidativo e preservar a saúde ocular, prevenindo problemas como a catarata e a perda da acuidade visual.

Por que a fruta ajuda a preservar a memória? 

O consumo regular de uva também está associado à reversão do declínio cognitivo motivado pela idade, conforme destaca estudo realizado na Universidade da Califórnia. Para entender a relação, durante seis meses, voluntários consumiram uvas duas vezes por dia e foram monitorados por meio de exames de imagem e testes cognitivos.

Segundo os resultados, os voluntários que incluíram uvas em sua dieta conseguiram retardar o declínio metabólico de áreas cerebrais relacionadas ao Alzheimer – uma doença neurodegenerativa que causa perda progressiva de funções cognitivas, principalmente a memória.

E para o coração? 

Faz bem também. Além da saúde cerebral, as uvas também têm demonstrado efeitos positivos na saúde cardiovascular. Diversos estudos já revelaram que incluir a uva na dieta ajuda a reduzir a pressão arterial e contribui para a diminuição do colesterol LDL, o chamado “colesterol ruim”. Isso significa que o consumo regular de uvas pode proteger contra doenças cardíacas.

Além desses benefícios, a uva é fonte de vitaminas do complexo B e de ferro, nutrientes essenciais para várias funções do corpo humano, como a produção de energia, a saúde do sistema nervoso e doenças de pele.

Incluir a uva e outras frutas na dieta é um passo simples, mas pode fazer uma grande diferença na sua saúde. Não perca tempo, adote hábitos alimentares saudáveis e colha os benefícios para a sua saúde e para a sua qualidade de vida.