Rangendo os dentes? Saiba o que causa o bruxismo e como identificá-lo

Identificar o bruxismo pode ser desafiador, especialmente porque, em muitos casos, o ranger dos dentes ocorre durante o sono

Por Silvia Melo em parceria com João Gabriel Braga (Médico Generalista - CRMGO 28223)
28/08/2024 05:01

Acordar com dores de cabeça, nos músculos do rosto ou com dificuldade para abrir a boca pode ser um sinal de bruximo. 

As pessoas afetadas nem sempre sabem que sofrem do problema. Elas geralmente são alertadas por outras por conta do barulho do ranger dos dentes. 

De acordo com a Associação Brasileira de Odontologia, no Brasil, aproximadamente 40% das pessoas sofrem desse distúrbio.

O problema pode levar a uma série de complicações dentárias e de saúde em geral, como desgaste dos dentes, dentes hipersensíveis, inflamações na gengiva, entre outros. 

Em casos extremos, defeitos no esmalte e na dentina dos dentes podem levar à perda total do dente. Além disso, a fricção e a pressão muitas vezes danificam obturações, pontes ou implantes dentários.

Bruxismo pode causar dores e problemas dentários
Bruxismo pode causar dores e problemas dentários - Hope Connolly/istock

O que é bruxismo?

Quando as pessoas cerram os dentes, isso é chamado de bruxismo na terminologia médica. O ranger de dentes pode ocorrer à noite durante o sono (bruxismo do sono) ou durante a vigília (bruxismo acordado).

Esse hábito pode ser consciente ou inconsciente e, em muitos casos, acontece sem que a pessoa perceba. 

Como saber se você sofre de bruxismo

Desgaste dos dentes

O desgaste excessivo dos dentes é um dos sinais mais evidentes de bruxismo. Os dentes podem parecer achatados, lascados ou mais curtos do que o normal.

O esmalte dentário também pode estar danificado, deixando a dentina (a camada interna do dente) exposta, o que pode causar sensibilidade.

Dores de cabeça e mandíbula

Se você acorda frequentemente com dores de cabeça ou dor na mandíbula, isso pode ser um sinal de que você está rangendo ou apertando os dentes durante a noite.

A dor na mandíbula, em particular, pode ser sentida perto das orelhas e pode se estender ao longo dos músculos faciais.

Sons de ranger de dentes

Em alguns casos, o som do ranger de dentes durante o sono pode ser alto o suficiente para ser ouvido por outras pessoas, como seu parceiro de cama. Então, se alguém já comentou que você range os dentes à noite, é um forte indicativo de bruxismo.

Sensibilidade dentária

O bruxismo pode causar aumento da sensibilidade dentária, especialmente ao consumir alimentos ou bebidas quentes, frias, doces ou ácidas. Isso ocorre devido ao desgaste do esmalte, que expõe a dentina e torna os dentes mais suscetíveis à dor.

Dificuldade para abrir e fechar a boca

Se você sente dificuldade ou dor ao abrir e fechar a boca, ou se a mandíbula faz barulhos (como estalos) durante esses movimentos, isso pode ser um sinal de bruxismo. A tensão nos músculos faciais e na articulação temporomandibular pode causar essas sensações.

Fadiga muscular

Pessoas com bruxismo muitas vezes acordam com uma sensação de cansaço nos músculos faciais, devido à tensão constante durante a noite. Essa fadiga muscular pode se estender ao pescoço e ombros.

Danos às bochechas e língua

O ranger dos dentes pode causar danos ao tecido interno das bochechas e à língua, que podem ser mordidos involuntariamente durante o bruxismo noturno. Se você notar pequenas lesões ou irritações frequentes nessas áreas, isso pode ser um sinal de bruxismo.

O que causa bruxismo?

As causas para o problema não são bem definidas, mas geralmente estão relacionadas a fatores psicológicos, como ansiedade e estresse. Assim, as pessoas podem ranger dos dentes como uma forma inconsciente de liberar a tensão acumulada.

Há ainda estudos que apontam que o problema tem origem em fatores genéticos. Isso significa que se alguém na sua família sofre de bruxismo, você pode ter uma maior predisposição para desenvolver o distúrbio.

Distúrbios do sono, como apneia do sono, também estão associados ao bruxismo. Em alguns casos, o ranger dos dentes pode ser uma resposta do corpo à obstrução das vias aéreas durante o sono, que ocorre em pessoas com apneia.

Orientações gerais

De toda forma, ao aparecer qualquer um desses sinais ou sintomas é necessário procurar avaliação de um profissional da saúde para diagnóstico e tratamento.