Razões pelas quais muitos autistas são diagnosticados tardiamente

Com um aumento na conscientização sobre o autismo, houve uma expansão dos serviços de saúde mental especializados no diagnóstico

22/02/2024 17:40

O diagnóstico tardio do transtorno do espectro do autismo (TEA) não é incomum, dada a grande variação dos sintomas.

O TEA pode passar despercebido se uma pessoa não tiver comportamentos ou características que sejam imediatamente reconhecidos como neurodivergentes (diferentes dos outros). Ou for capaz de mascarar esses comportamentos e parecer neurotípico (igual a todas as outras pessoas).

Algumas pessoas autistas são capazes de se comunicar verbalmente, conviver com colegas neurotípicos e ter interesses e interações socialmente apropriadas.

Somente mais tarde na vida, quando as responsabilidades e os relacionamentos se tornam mais complicados, é que os traços do TEA podem se revelar.

Entenda por que muitas vezes as pessoas só se descobrem autistas na fase adulta
Entenda por que muitas vezes as pessoas só se descobrem autistas na fase adulta - Jamie Casper/istock

Razões que fazem o autismo passar despercebido

Variedade de apresentações clínicas

O autismo é um espectro de condições neurodesenvolvimentais, o que significa que os sintomas podem variar amplamente de uma pessoa para outra. Alguns indivíduos podem ter sintomas mais óbvios desde a infância, enquanto outros podem ter sintomas mais sutis ou diferentes que não são facilmente reconhecidos como autismo.

Mudanças nos critérios

Outra razão para um diagnóstico errado é que uma pessoa pode ter nascido antes da revisão da definição no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos de Saúde Mental, Quinta Edição (DSM-5).

Antes do lançamento do DSM-5 em 2013, existiam subtipos de autismo, como a síndrome de Asperger e o transtorno invasivo do desenvolvimento – sem outra especificação. Com o lançamento do DSM-5, essas subclassificações foram abandonadas e o autismo foi descrito como uma ampla gama (espectro) de características e comportamentos. 

Existência de outras condições médicas ou de saúde mental

Muitas pessoas autistas têm outras condições médicas ou de saúde mental, como ansiedade, depressão, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou TDA (Transtorno de Déficit de Atenção). Os sintomas dessas condições podem obscurecer os sintomas do autismo e dificultar o diagnóstico.

Estigma e preconceito

O estigma em torno do autismo pode levar a uma relutância em buscar avaliação e diagnóstico. Algumas pessoas podem temer o estigma associado ao autismo ou ter preocupações sobre como o diagnóstico pode afetar suas vidas pessoais e profissionais.