Recém-nascido que cabia na mão do médico sobrevive e ganha alta
Após 5 meses na UTI, bebê deixou o hospital pesando 3.2kg
Um bebê que veio ao mundo pesando apenas 268 gramas recebeu alta do hospital em Tóquio, no Japão, depois de completar cinco meses na UTI. De acordo com os médicos, ele é o menor recém-nascido prematuro a ir para casa com saúde.
O recordista anterior nasceu pesando 274 gramas na Alemanha em 2009, informou o hospital, citando o registro da Universidade de Iowa para os menores bebês do mundo.
O bebê de Tóquio nasceu de uma cesárea de emergência em agosto com 24 semanas de gestação. O procedimento foi necessário poie ele não conseguia ganhar peso na barriga da mãe. Quando veio ao mundo, o garotinho cabia na palma da mão do médico.
- Primeiras horas do bebê: 7 pontos para entender o que acontece após o parto
- 7 pontos para entender o que acontece nas primeiras horas de vida do bebê
- SUS passará a oferecer mais dois medicamentos gratuitos
- Maternidade real: 13 perfis de mães para seguir no Instagram
Na UTI neonatal, ele teve sua respiração controlada e recebeu cuidados constantes até poder ser amamentado pela mãe. Ele foi liberado para ir para casa ao completar 3,2 quilos.
O Hospital Universitário Keio informou que a taxa de sobrevivência de recém-nascidos pesando menos de um 1 kg no nascimento é de cerca de 90% no Japão. Esse índice cai para 50% para bebês com menos de 300 g.
Também vale dizer que o Japão é o país com uma das taxas mais baixas do mundo de mortalidade neotal, segundo a UNICEF.