Rede de farmácias aplicará vacina contra covid-19 em idosos em SP
Unidades servirão de apoio às UBSs, otimizando a aplicação de doses no público-alvo de forma gratuita
Uma parceira da Prefeitura de São Paulo com a Raia Drogasil vai transformar 17 farmácias da rede espalhadas pela capital paulista em postos volantes de vacinação contra a covid-19. O serviço será gratuito e respeitará a imunização do público prioritário, definido pelo Programa Nacional de Vacinação.
De acordo com a rede de farmácia, as filiais funcionarão como uma extensão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de cada região. As pessoas da faixa etária indicada poderão procurar diretamente as unidades da Drogasil ou na Droga Raia ou deverão ser redirecionados por agentes que atuam na rede pública de saúde.
As doses serão aplicadas por agentes das próprias UBSs, entre 8h e 18h.
- Os sintomas da XEC, nova variante da covid-19; como prevenir?
- Quais vacinas são obrigatórias para viajar para a Europa? Confira regras atualizadas
- 5 sintomas de covid em quem tomou a vacina para você se atentar
- Surto de coqueluche alerta para importância da vacinação
Por enquanto, as 17 unidades que serão utilizadas como ponto de vacinação estão localizadas próximas a UBSs nos bairros: Limão, Brooklin, Brooklin Novo, Capão Redondo, Saúde, São Domingos, Butantã, Bela Vista e Campo Belo.
O número de lojas participantes deve ser ampliado futuramente na capital. De acordo com a Raia Drogasil, essa iniciativa ainda poderá ser estendida para outros municípios e estados futuramente, caso seja possível novas parcerias com outros governos estaduais ou prefeituras.
A aplicação das vacinas nas farmácias da capital paulista teve início na segunda-feira, 15, atendendo idosos com 75 e 76 anos.
Vacinação no estado de São Paulo
Nesta sexta-feira, 19, as pessoas com idades entre 72 e 74 anos começaram a ser vacinadas em todo o estado de São Paulo. A expectativa é imunizar mais de 730 mil pessoas desse público com a 1ª dose da vacina contra covid-19.
No dia 29, o cronograma vacinal será ampliado, contemplando idosos de 70 e 71 anos.
O governo paulista recomenda que pessoas do público-alvo façam um pré-cadastro no site Vacina Já. O objetivo da ferramenta é coletar antecipadamente os dados das pessoas que serão imunizadas, para agilizar o atendimento no dia e evitar aglomeração nos locais de imunização.