Relação entre álcool e violência é tema de Seminário Internacional em SP

14/05/2014 16:21 / Atualizado em 04/05/2020 14:33

Nesta sexta, 16, será realizado em São Paulo o “Seminário Internacional Álcool e Violência: a influência da indústria do álcool”. O evento, organizado pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), reunirá alguns dos maiores especialistas mundiais em políticas públicas sobre o álcool, que ministrarão palestras sobre o tema e participarão também da nova reunião da GAPA – Global Alcohol Policy Alliance. O evento acontece a partir das 8h30 no Novotel Jaraguá, localizado no centro da Capital. Como as vagas presenciais estão esgotadas, haverá transmissão ao vivo pelo site da SPDM (www.spdm.org.br ).

Um dos temas abordados: cerveja e Copa do Mundo
Um dos temas abordados: cerveja e Copa do Mundo - Getty Images/Image Source

Serão divulgados estudos inéditos sobre a relação entre álcool e violência. Um deles é o II LENAD (Levantamento Nacional de Álcool e Drogas) – Álcool e violência no Brasil, realizado por meio da equipe de pesquisadores liderada pelo psiquiatra e professor da UNIFESP Ronaldo Laranjeira, presidente da SPDM e um dos integrantes da GAPA. Dados do LENAD indicam, por exemplo, que em dois a cada dez casos de agressão contra crianças ou adolescentes o agressor estava sob o efeito de álcool durante a agressão.

Outro destaque é a pesquisa inédita “A estratégia de venda da indústria de cerveja em relação aos estudantes universitários (atléticas)”, que reúne dados de agremiações universitárias em São Paulo e os reflexos causados pela ampliação do consumo de álcool por parte dos estudantes. O levantamento inédito “A estratégia da indústria da cerveja em relação à Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil” também será divulgado no evento, mostrando como foi autorizada a venda e consumo de álcool em estádios durante a Copa, mesmo com a existência de uma lei federal proibindo tal ato.