Estudo descobre que remédio para artrite faz cabelo crescer
Medicamento testado em pessoas com alopecia areata pode indicar um caminho para o tratamento desses pacientes
Um novo estudo apresentado na Reunião Anual de 2022 da Academia Americana de Dermatologia (AAD) em Boston, nos Estados Unidos, descobriu que o baricitinibe, remédio oral para artrite, pode ajuda o cabelo de pacientes com alopecia areata a crescer novamente.
Durante a pesquisa, os fios de um em cada três voltaram a crescer. Os dados foram publicados na revista científica The New England Journal of Medicine.
Atualmente, não há terapias aprovadas para o distúrbio autoimune, mas esses dados podem fornecer um caminho para o tratamento de pacientes com alopecia.
- Remédio para diabetes ajuda a prevenir doenças cardíacas
- Terapia capilar: como reforçar a saúde do cabelo?
- Queda de cabelo? Saiba reconhecer um eflúvio telógeno agudo
- Alopecia areata: entenda o que é, suas características e tratamento
Um número total de 654 pacientes com alopecia areata foram apresentados em ambos os estudos. Após uma dose oral de baricitinibe uma vez ao dia de 4 mg, 2 mg ou placebo por 36 semanas, os pesquisadores avaliaram a gravidade da alopecia de cada paciente.
O que eles observaram é que, em 36 semanas de tratamento, cerca de um terço dos pacientes que tomaram a dose mais alta viram o cabelo crescer novamente.
Resultados semelhantes também foram alcançados com crescimento de sobrancelhas e de cílios.
Apesar do resultado promissor, o estudo observou acne, níveis de creatina quinase e níveis de colesterol de lipoproteína de baixa e alta densidade mais em pacientes tratados com baricitinibe do que com placebo.
Alopecia areata
A condição é uma doença autoimune que leva à perda de cabelo. Algumas pessoas perdem os fios apenas em alguns pontos. Outras perdem mais. Às vezes, o cabelo volta a crescer, mas cai novamente mais tarde.
A doença pode afetar qualquer pessoa, independentemente da idade e sexo, embora a maioria dos casos ocorra antes dos 30 anos.
A forma mais comum de tratamento da alopecia areata é o uso de corticosteroides, poderosos anti-inflamatórios que podem suprimir o sistema imunológico.
A alopecia areata é a mesma condição de Jada Pinkett, esposa do ator Will Smith. A doença virou assunto nesta semana após Smith dar um tapa em Chris Rock, durante a cerimônia do Oscar, por uma piada que o comediante fez sobre a cabeça raspada de Jada.