Remédio contra covid começa a ser vendido nas farmácias; veja o valor
O medicamento é de uso adulto, com venda sob prescrição médica
Após receber a autorização da Anvisa, o Paxlovid, remédio contra a covid-19, começou a ser vendido nas farmácias no Brasil. O preço, no entanto, não é nada convidativo. A caixa de 30 comprimidos chega a custa R$ 4.856.
O medicamento, que requer receita médica, é indicado para o tratamento da doença em adultos que não requerem oxigênio suplementar e que apresentam risco aumentado de progressão para covid-19 grave.
O Paxlovid é composto por dois medicamentos antivirais: o nirmatrelvir e o ritonavir, que quando combinados bloqueiam uma enzima que o vírus da covid-19 precisa para se replicar no corpo.
- Já ouviu falar de transplante de sobrancelha? Veja curiosidades sobre o procedimento
- Como reconhecer a deficiência de vitamina K e seus efeitos no corpo?
- Atletas de final de semana: 5 principais fatores que podem levar à artrose do joelho
- Carnes processadas elevam risco de hipertensão, mostra estudo brasileiro
A indicação, após o resultado positivo do teste diagnóstico para o Sars-CoV-2 e avaliação médica, é iniciar o tratamento no prazo de cinco dias após o início dos sintomas e tomar duas vezes ao dia, durante cinco dias.
Limites de uso do Paxlovid
O medicamento não está autorizado para tratamento de pacientes que requerem hospitalização devido a manifestações graves ou críticas da covid-19.
Também não está autorizado para profilaxia pré ou pós-exposição para prevenção da infecção pelo novo coronavírus. Além disso, como não há dados do uso do Paxlovid em mulheres grávidas, recomenda-se que seja evitada a gravidez durante o tratamento e, como medida preventiva, até sete dias após o término do tratamento.
O Paxlovid também não é recomendado para pacientes com insuficiência renal grave ou com falha renal, uma vez que a dose para essa população ainda não foi estabelecida.