Remédio para úlcera sofre recall por risco de contaminação
Componente que pode ser cancerígeno apareceu em grandes quantidades em lotes do medicamento
A farmacêutica Medley anunciou o recall do medicamento Ranitidina comumente usado para o tratamento de úlcera no estômago e no duodeno. A medida precisou ser adotada após ser constatado risco de contaminação por substância cancerígena chamada nitrosamina.
Ao todo, 50 lotes das dosagens de 150 mg e 300 mg serão recolhidos. Confira aqui a lista completa dos lotes. Quem faz uso desse medicamento deve entrar em contato com o médico que indicou o tratamento.
- 10 alimentos para reduzir colesterol alto, segundo Harvard
- Remédio para diabetes ajuda a prevenir doenças cardíacas
- Estes populares remédios aumentam risco de cegueira, diz Harvard
- Os alimentos e bebidas para evitar se você sofre com pressão alta
O Procon-SP recomenda, a quem tem o medicamento, a mantê-lo em sua embalagem original, bem como a não utilizá-lo. A farmacêutica deve proceder ao recolhimento do produto, substituindo-o ao consumidor ou ressarcindo os valores pagos. A Medley disponibiliza o telefone 0800 729 8000 para esclarecimento de dúvidas.
Substância potencialmente cancerígena
As nitrosaminas são encontradas em alguns alimentos e suprimentos de água potável, mas as que são formadas em processos de síntese de ingredientes ativos usados na fabricação de fármacos são consideradas como impurezas. Por isso, sua presença em medicamentos é considerada inaceitável.
Em nota publicada em seu site, a Anvisa recomenda fortemente que as empresas com registro de produtos que contêm substâncias ativas, sintetizadas quimicamente, reavaliem os métodos de processamento desses ingredientes e realizem testes nos insumos e nos produtos.