Repórter usa técnica para evitar que cabelo caia em quimioterapia
Procedimento preserva em torno de 40 a 60% dos fios do paciente, mas nem todos podem utilizar
A repórter Susana Naspolini, da TV Globo, compartilhou uma técnica que está fazendo durante o tratamento contra o câncer para evitar a queda de cabelo. O procedimento envolve uma touca gelada usada durante a quimioterapia.
“Químio com a touca gelada!!!! Minha última tentativa pra preservar o cabelo que resta!!!! Está caindo muito! Vamos aguardar. Depois conto o resultado! Frio! Fiquem com Deus, amigos!”, escreveu ela.
De acordo com o Hospital A.C.Camargo, o líquido de refrigeração que circula na touca chega a uma temperatura de 4ºC, para que assim o couro cabeludo do paciente se mantenha em torno de 11ºC.
Com o resfriamento do couro cabeludo, o fluxo sanguíneo na região é reduzido. Dessa forma, dificulta-se a penetração da droga utilizada na quimioterapia no folículo capilar, fazendo com que a perda dos fios seja menor.
“O percentual de cabelos preservados com o uso da touca varia de acordo com o protocolo, mas, segundo alguns estudos, a touca preserva em torno de 40 a 60% dos fios do paciente”, conta Aline Maranhão Matis Pereira, enfermeira supervisora responsável pelos setores de quimioterapia, imagem e ambulatórios da unidade Pires da Mota.
A touca, no entanto, não pode ser usada por todos o pacientes oncológicos. Aqueles com tumores que afetam o couro cabeludo, linfomas e leucemias não pode utilizá-la.
A repórter de 49 anos trata um câncer no osso da bacia. No início do ano, ela compartilhou com os seus seguidores o reaparecimento do tumor.
“Fui fazer um exame de rotina e ele mostrou que a quimioterapia oral que eu fazia não estava dando o resultado esperado. Tinha aparecido uma manchinha nova que não era para estar lá. Agora, passamos para uma quimioterapia venosa”, explicou na época.