Rico em antioxidantes, pistache é um poderoso remédio contra o colesterol
Um alimento rico em antioxidantes tem a capacidade de prevenir ou retardar certos tipos de danos às células do corpo
Recentemente, especialistas da Universidade Cornell, nos Estados Unidos, descobriram que a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes ajuda a reduzir a inflamação crônica, melhora a saúde cardiovascular e metabólica, além de promover uma maior longevidade.
O estudo joga uma importante luz sobre a demanda por alimentação equilibrada e, não por acaso, os antioxidantes têm sido altamente valorizados.
Entre os alimentos observados, a pesquisa descobriu que a noz possui uma capacidade antioxidante superior à maioria dos alimentos tradicionalmente considerados antioxidantes.
- 3 aventuras nos Lençóis Maranhenses que valem cada segundo
- Uber lança ônibus fretado entre Guarulhos e SP; veja rotas
- Por que arrumar a cama ao acordar pode não ser tão saudável quanto parece?
- Como identificar e repor a falta de vitamina C no organismo
Pistache, uma fonte de nutrientes
Pequena árvore nativa das regiões montanhosas da Síria, Turquia, Irã e do oeste do Afeganistão, o pistache se destaca por suas notáveis propriedades nutricionais.
Além disso, o pistache tem baixo teor de gorduras, é rico em proteínas vegetais, fibras dietéticas e vários minerais, principalmente potássio.
Pistache e o colesterol
O consumo regular de pistache pode ajudar na redução do mau colesterol e evita danos causados por radicais livres. É o que destaca outro estudo conduzido por pesquisadores do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, liderados pela nutricionista Sarah Gebauer.
Os resultados destacam o papel dos fitoesteróis, compostos presentes em abundância no pistache, na redução da parcela ruim do colesterol e na prevenção de entupimentos dos vasos sanguíneos.
Os cientistas realizaram um experimento com homens e mulheres, orientados a acrescentar ao menos 42 gramas diários de pistache em suas dietas, durante quatro semanas.
Ao fim do experimento, os especialistas observaram inúmeros benefícios à saúde cardíaca proporcionados pelo consumo de pistache, mesmo com uma quantidade relativamente pequena da oleaginosa.
Como consumir o pistache?
As formas de consumo do pistache podem variar, desde simples petiscos até a utilização na preparação de pratos salgados e doces. Além disso, o pistache traz consigo outros nutrientes importantes como betacaroteno, vitamina E e luteína.